Academia Virtual - O Poder da Voz

Livros e Autores

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

Palavras raras, palavras caras

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

The Who

Originalmente denominado The Detours, o grupo foi formado em Londres, em 1964, por Peter Townsend (n. 1945) na guitarra, John Entwistle (n. 1944) no baixo, Roger Daltrey (n. 1944) na voz e guitarra e Keith Moon (n. 1947 - m. 1978) na bateria.
Possuidores de uma energia adversa a convencionalismos, em que a destruição de instrumentos em palco e de quartos de hotel era acontecimento frequente, os The Who fizeram o seu caminho como umas das mais idolatradas bandas das décadas de 60 e 70. Apesar de todo o sucesso, o grupo ficou ligado a uma das piores tragédias da história da música, quando, em dezembro de 1979, em Cincinnati, 11 pessoas morreram na corrida aos melhores lugares para o espetáculo.
Estrearam-se em 1965, com o álbum My Generation (1965), do qual foi extraído o single com o mesmo nome, o qual se tornaria um do hinos do grupo.
Capa do álbum "Live at the Royal Albert Hall" (2003), dos The Who
A realização mais marcante da sua história foi a ópera-rock, "Tommy" (1969), que o grupo levou a grandes palcos mundiais, como o Woodstock Music Festival (1969), o London Coliseum (1969) ou a Metropolitan Opera House de Nova Iorque (1970). Em 1975, Ken Russell realizou a versão cinematográfica, que contou com as prestações de Roger Daltrey, Elton John, Jack Nicholson, Tina Turner, Eric Clapton e Ann-Margret. Quadrophenia (1973), outra ópera, constituiu mais um sucesso de vendas, e também teve direito versão no cinema.
Entre o seus álbuns mais representativos encontram-se A Quick One, The Who Sell Out, Live At Leeds, Who's Next, The Who By Numbers, Who Are You e The Kids Are Alright. Da longa série de singles de sucesso, podem destacar-se "I Can't Explain" (1965), "The Kids Are Alright" (1966), "I Can See For Miles" (1967), "Pinball Wizard" (1969), "Behind Blue Eyes" (1971), "Won't Get Fooled Again" (1971), "Who Are You" (1978) e "You Better, You Bet" (1981).
O final dos anos 70 não foi fácil para o grupo, pressagiando a sua dissolução em 1983. Pete Townsend, responsável pela maior parte da composição, envolveu-se seriamente nas drogas, o que quase lhe custou a vida. A 7 de setembro de 1978, Keith Moon não resistiu a uma dose exagerada de comprimidos, receitados para controlar o seu alcoolismo, vindo a falecer. Para o seu lugar entrou Kenny Jones (n. 1948). Na sequência de divisões no seio do grupo, às quais não foi alheio o insucesso dos últimos álbuns, Pete anunciou o fim dos The Who. Aconteceu a 16 de dezembro de 1983, numa conferência de imprensa.
Sem nunca assumir o regresso em definitivo, o grupo reúniu-se em várias ocasiões, para gáudio dos seus fãs. Assim, em 1985, juntaram-se à legião de artistas que deram a sua contribuição no concerto Live Aid. Em 1988, Pete compôs uma ópera-rock baseada no livro infantil The Iron Man, tendo convidado Roger e John para tocarem juntos dois temas do álbum. As faixas foram creditadas aos The Who. No verão de 1989, efetuaram uma digressão denominada The Who's 25th anniversary tour.
Em 1996, o grupo voltou a juntar-se, desta vez sem a designação que os fez famosos, mas com os nomes individuais, para uma digressão de Quadrophenia.
A ópera-rock Tommy foi adaptada aos palcos, agora sob a designação de The Who's Tommy, transformando-se num musical de sucesso, a partir de abril de 1993, aquando da sua estreia na Broadway. A peça foi galardoada com cinco Tony Awards.
O percurso musical desta banda ícone dos anos 60 pode ser revisitado na coletânea The Ultimate Collection (2002), onde se encontram os principais êxitos dos The Who. Roger Daltrey, Pete Townshend e John Entwistle, falecido em 2002, seguiram carreiras a solo.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – The Who na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-10-02 02:22:17]. Disponível em

Livros e Autores

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

Palavras raras, palavras caras

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais