Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Titãs

Designação genérica de seis filhos varões de Urano e de Gaia - Oceano (que é o Titã propriamente dito, pois era o mais velho), Cós (ou Céu), Hipérion, Crio, Jápeto e Cronos -, fazendo parte da primitiva geração divina, anterior a Zeus e aos deuses Olímpicos. O mais novo entre eles era Cronos, que está na origem da geração desses deuses Olímpicos. As Titânides, também em número de seis - Tétis, Febe, Témis, Tia, Reia, Mnemósine -, eram as irmãs dos Titãs, que se uniram com aquelas para conceber um conjunto de divindades de diferentes ordens, desde Zeus (de Reia e Cronos) às Oceânides (de Tétis e Oceano) ou a Eo, Hélio e Sélene (filhos de Tia e Hipérion).
Depois de Cronos ter cortado os testículos a seu pai, Urano, com uma foice, vingando sua mãe, Gaia, os Titãs seus irmãos, que tinham sido expulsos pelo pai do Céu - depois de retirados do Tártaro por Cronos - assenhorearam-se do poder entre as divindades. Entregaram o poder a Cronos. Oceano, ou Titã, por condescendência, não alinhou entretanto com Cronos e os irmãos, mantendo-se neutro. Mas Oceano impõs uma condição a Cronos: todos os seus descendentes masculinos seriam mortos, de forma a assegurar o trono para os seus filhos (de Oceano). Cronos apressou-se então a devorar cada um dos filhos que tinha de Reia, de forma a cumprir o acordo com seu irmão mas também para evitar que um dia, quando crescessem, se voltassem contra ele próprio e o quisessem destronar. Reia era assim obrigada a dar a Cronos todos os seus recém-nascidos; salvou apenas Zeus, porque ainda grávida fugiu para a Creta, onde deu à luz o futuro rei dos deuss do Olimpo. Depois ainda conseguiu salvar outros três: Poseidon, Hades e Hera.
Só mais tarde, quando Zeus, filho de Cronos e de Reia, tentou destronar seu pai, é que Oceano resolveu apoiar o sobrinho. Dava assim o poder aos deuses Olímpicos e, na prática, à dinastia de Cronos e não à sua (de Oceano, ou Titã). Os Titãs, no entanto, com exceção apenas de Oceano, não concordando com o poder nas mãos dos deuses Olímpicos, resolveram entrar em conflito com eles. A contenda ficou conhecida na mitologia como Titanomaquia, muito referida por Hesíodo. Ao lado de Zeus e de Oceano contra os Titãs, estiveram deuses maiores como Atena, Hera, Apolo, Poseidon e Plutão, entre outros, bem como os Hecatonquiros (gigantes de cem mãos, irmãos de Cronos que por ele foram lançados para o Tártaro juntamente com os Cíclopes e os Gigantes), antes dominados pelos Titãs, Prometeu, filho do Titã Jápeto e irmão de Atlas, e Estige, a mais velha das Oceânides. Uma lenda diz que terá sido Geia a revelar a Zeus que para ele ganhar aos Titãs teria que contar com a ajuda de todos aqueles seres enviados por Cronos para o Tártaro, o que fez com que o filho de Cronos e de Reia os fosse lá buscar.
Nesta sua revolta, os Titãs tentaram escalar o Céu para atacar os deuses, sobrepondo, sempre sem sucesso, montanhas atrás de montanhas, mas Zeus fulminava-os. Durou a terrível luta dez anos, tendo acabado com a derrota dos Titãs, que foram lançados para as profundezas da Terra, para desespero de Gaia, inconformada com a derrota de seus filhos às mãos de Zeus e seus aliados.
Os Titãs eram venerados e honrados como os antepassados dos homens e como os inventores da magia e das artes.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Titãs na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-07-02 03:29:25]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros