Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Torres Vedras

Aspetos Geográficos
O concelho de Torres Vedras, do distrito de Lisboa, localiza-se nas margens do rio Sisandro, a cerca de 10 km do litoral. Encontra-se também a 50 km para norte de Lisboa, sua capital de distrito. É limitado a norte pelos concelhos da Lourinhã e Cadaval, a oriente por Alenquer, a sul por Sobral de Monte Agraço e Mafra e a ocidente pelo oceano Atlântico.
O concelho de Torres Vedras ocupa uma área de 407,1 km2, na qual se distribuem 20 freguesias: A-dos-Cunhados, Campelos, Carmões, Carvoeira, Dois Portos, Freiria, Maceira, Matacães, Maxial, Monte Redondo, Outeiro da Cabeça, Ponte do Rol, Ramalhal, Runa, Santa Maria (Torres Vedras), São Pedro da Cadeira, São Pedro (Torres Vedras), Silveira, Turcifal e Ventosa.
Chafariz dos Canos, Torres Vedras
Brasão do concelho de Torres Vedras
Igreja de S. Pedro, Torres Vedras
Em 2005, o concelho apresentava 74 839 habitantes.
O natural ou habitante de Torres Vedras denomina-se torresão, torriense ou torriano.
Em redor da cidade existem diversas matas, das quais se destacam o pinhal de Penafirme e a Quinta de Paio Correia.
História e Monumentos
Este concelho possui um importante património arquitetónico e cultural destacando-se o castelo medieval, o Forte de S. Vicente (séc. XIX), a Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo ou de Nossa Senhora da Assunção, a Igreja e o Convento da Graça (séc. XVI), a Igreja da Misericórdia (séc. XVIII), a ermida de Nossa Senhora do Socorro (sécs. XIV-XV) no Turcifal, a Igreja de São Pedro (séc. XVI), a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira (séc. XVIII) em Matacães, o chafariz dos Canos (séc. XIV), o Aqueduto (séc. XVI), a Igreja de Santa Maria Madalena (séc. XVII) e o castro do Zambujal do período calcolítico.
O museu municipal com etnografia, arqueologia e pintura é uma importante referência cultural do concelho.
Tradições, Lendas e Curiosidades
No concelho de Torres Vedras acontecem diversas festas salientando-se a festa anual (no verão) em Dois Portos, Maxial e Outeiro da Cabeça; a festa de Nossa Senhora da Ajuda (segundo domingo de setembro) no Ramalhal; a festa de Nossa Senhora da Glória (agosto) na Carvoeira; a festa de Nossa Senhora do Amparo (15 de agosto) em Silveira; a festa de São Miguel (29 de setembro) na Runa e a de São Sebastião (setembro) em São Pedro da Cadeira.
O feriado municipal ocorre a 11 de novembro.
Outros eventos importantes são o festival da juventude (12 de junho) e o famoso Carnaval de Torres Vedras.
Em relação ao artesanato destaca-se a cerâmica, os cestos de vime, a latoaria e os vitrais.
No desporto, e em particular no futebol, é importante realçar o clube da terra - o Torreense, que já esteve na primeira divisão nacional e agora encontra-se no escalão secundário.
Economia
A agricultura, em particular a cultura da vinha, é uma das mais importantes atividades económicas do concelho, já que é uma das principais zonas vinícolas do país. Nos concelhos do litoral pratica-se uma agricultura protegida destacando-se primeiro o tomate e depois o feijão-verde.
A indústria é outra atividade económica importante na região nomeadamente a agroalimentar, a cerâmica e a metalúrgica. Na atualidade as indústrias agroalimentares são as que apresentam maior dinamismo.
No setor terciário destaca-se o comércio retalhista, assim como o grossista de produtos alimentares. Ainda ligado à atividade comercial salientam-se os produtos siderúrgicos, automóveis e acessórios. Os seguros e os bancos também revelam uma considerável implantação no concelho.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Torres Vedras na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-29 06:45:28]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais