NOVOS DICIONÁRIOS DE SUECO
Livros e Autores

Todos os Lugares Desfeitos

John Boyne

Weyward

Emilia Hart

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

Bom português

gratuito ou gratuíto?

ver mais

isenção ou insenção?

ver mais

precariedade ou precaridade?

ver mais

moinho ou moínho?

ver mais

verosímil ou verosímel?

ver mais

convalescença ou convalescência?

ver mais

incerto ou inserto?

ver mais

bolos-reis ou bolos-rei?

ver mais

tratamento de resíduos

É fundamental que uma sociedade que produz muitos resíduos saiba tratá-los de forma a que, por um lado, consiga diminuir a sua quantidade e, por outro lado, tire deles proveito. De uma situação em que existiam lixeiras a céu aberto, onde eram colocados todos os tipos de resíduos, passou-se para uma gestão mais efetiva e controlado dos mesmos. Para isso, construíram-se Centrais de Incineração, Estações de Tratamento de Resíduos Sólidos e Urbanos (ETRSU), Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e Aterros Sanitários (AS).
Nas incineradoras, os lixos são queimados a temperaturas da ordem dos 800 ºC. Nos AS e ETRSU, os resíduos são separados, tratados e colocados de forma a não contaminarem os ecossistemas.
Para valorizar determinados resíduos utilizam-se processos como a reciclagem e a compostagem. A reciclagem de papel e vidro, por exemplo, permite a conversão daqueles materiais usados em novos produtos de papel e de vidro. Os resíduos orgânicos podem passar pelo processo de compostagem que permite a decomposição aeróbia da matéria orgânica através da ação de microrganismos. Como resultado desta decomposição obtém-se um composto rico em húmus que pode ser utilizado como fertilizante, melhorando a qualidade dos solos. A compostagem pode realizar-se em grande escala, nas ETR, ou em pequena escala, ao nível doméstico. Como é um processo de degradação da matéria orgânica, a compostagem pressupõe a recolha seletiva de resíduos. Também os biossólidos (lodos tratados), resultantes do tratamento de águas das ETAR, podem ser utilizados como fertilizantes dos solos. A utilização destes fertilizantes naturais (composto e biossólidos) implica a diminuição do uso de fertilizantes sintéticos. Da degradação de resíduos orgânicos das explorações de produção animal, da indústria agroalimentar e das ETRSU liberta-se um gás combustível - o biogás -, particularmente rico em metano, que pode ser utilizado como fonte de energia. Dos óleos alimentares e dos motores usados pode produzir-se o biodiesel para ser utilizado como combustível de veículos motorizados. Também do processo de incineração se obtém energia térmica que poderá servir para o aquecimento urbano e para a produção de eletricidade.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – tratamento de resíduos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-06-07 22:46:08]. Disponível em
Livros e Autores

Todos os Lugares Desfeitos

John Boyne

Weyward

Emilia Hart

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

Bom português

gratuito ou gratuíto?

ver mais

isenção ou insenção?

ver mais

precariedade ou precaridade?

ver mais

moinho ou moínho?

ver mais

verosímil ou verosímel?

ver mais

convalescença ou convalescência?

ver mais

incerto ou inserto?

ver mais

bolos-reis ou bolos-rei?

ver mais