Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse

Trioniquídeos

Família de répteis, da ordem dos quelónios, constituída por vinte e duas espécies. Os répteis desta família são as tartarugas mais exclusivamente aquáticas dentre aquelas que retraem a cabeça verticalmente para dentro da carapaça. Vivem nas águas doces da América do Norte, Ásia e África. A carapaça não tem escamas consistindo em placas ósseas recobertas de pele. Por isso se designam também por tartarugas de carapaça mole. Na América do Norte, a tartaruga mole de espinhos, Triony sprinifera é a espécie mais abundante. A sua designação deve-se à existência de tubérculos espiniformes que se encontram nos rebordos anteriores da carapaça. A cor da carapaça é cinzento-esverdeada, com numerosas manchas com a forma circular. As patas são espalmadas assemelhando-se a fortes barbatanas.
O regime alimentar dos Trioniquídeos tem por base insetos aquáticos e camarões de água doce. São muito ágeis e rápidos. São, geralmente, de grande tamanho. O tamanho da sua carapaça pode variar entre os quatro centímetros e um metro de cumprimento. São animais ovíparos que só abandonam o meio aquático para fazer a postura.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Trioniquídeos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-24 00:19:16]. Disponível em
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse