Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse

tucano

Designação de aves da família dos Ranfastídeos. Os tucanos são aves essencialmente arborícolas que se deslocam sem dificuldade por entre a ramagem com proveitosos e cónicos saltos. Habitam a selva tropical. O tucano-toqueiro (Ramphastor toco) é o maior representante da família cujo comprimento total é de cerca de 60 centímetros. Os tucanos são seres sociáveis que, frequentemente, se reúnem em grupos de 10 indivíduos. O bico dos tucanos é uma das suas principais características. O bico enorme aparentemente dá-lhe um aspeto desequilibrado, no entanto é leve e oco, dando muita visibilidade durante o voo ondulado.
As retrizes caudais são vermelhas e o uropígio é branco. A sua plumagem apresenta cores vivas que sempre chamaram a atenção dos humanos. A sua alimentação é constituída fundamentalmente por bagas, outros frutos, larvas, insetos, lagartos, cobras e juvenis de outras aves. Devido ao tamanho do bico, uma vez apanhada a presa com a ponta deste, tem de levantar a cabeça e conduzi-la à garganta com um rápido movimento.
A procriação é feita em ninhos que são feitos em troncos de árvore e, por vezes, em ninhos de pica-pau abandonados. A postura é de dois a quatro ovos e a incubação demora de 43 a 46 dias. O tucano de que se conhecem 37 espécies vive na América do Sul.
Tucano de peito amarelo
Tucano de peito branco
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – tucano na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-24 02:43:46]. Disponível em
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse