Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Twin Peaks

Série televisiva, realizada por David Lynch, que se tornou mundialmente famosa, tendo sido seguida por milhares de espectadores entre 1990 e 1991. Nesta série, o realizador volta a um tema que já explorara no filme Blue Velvet (Veludo Azul, 1986), embora em Twin Peaks o faça de uma forma mais delicada - examina, com o seu olhar individual e peculiar, o que de sombrio e misterioso se esconde por detrás da vida aparentemente pacata de uma típica cidadezinha da América profunda. Neste caso, e como sinal de protagonismo, a série tem o nome da própria cidade. É em Twin Peaks que tudo vai acontecer - desde um crime, que vai trazer a descoberto mistérios insuspeitos, até à bizarra ocorrência de fenómenos paranormais; uma série que é um thriller psicológico e surrealista, realizada com a mestria muito particular de Lynch, que a tornou uma das mais memoráveis séries da história da televisão, um verdadeiro fenómeno de culto.
"Quem matou Laura Palmer?" foi, durante meses, a pergunta que todos os espectadores queriam decifrar. Laura Palmer, uma jovem muito bonita, é misteriosa e brutalmente assassinada. Este facto vem abalar a vida tranquila de Twin Peaks. O agente do FBI, Dale Cooper, papel desempenhado por Kyle MacLachlan, é chamado à cidade para dar apoio ao xerife local na busca do assassino. Cooper é um homem solitário, amante da natureza, mas acaba por se ver envolvido nos problemas mais estranhos da cidade.
O carácter bizarro de alguns dos seus habitantes é apresentado ao espectador através do olhar de Cooper, também ele possuidor da sua dose de excentricidade conseguindo, contudo, permanecer a personagem mais "normal" no interior de uma rede cada vez mais densa de mistérios. As técnicas que Lynch utiliza para contar histórias, extremamente anticonvencionais, foram ligeiramente suavizadas. Em toda a série perpassa uma sensação de belo. Começando pela magnífica música de Angelo Badalamanti, uma sonoridade cristalina, envolvente e sensual (que funcionou quase como uma imagem de marca), passando pela limpidez da fotografia que produz uma envolvência visual onírica, arrepiante e etérea, até à escolha do elenco de atores, jovens de uma beleza quase perfeita ou distante, inalcançável. Uma beleza capaz de encerrar os mais perturbadores mistérios e de suscitar a mais exacerbada curiosidade para os desvendar; técnicas ou motivos capazes de agarrar o espectador a esta história, incondicionalmente. E o mistério envolvendo a morte de Laura Palmer funciona, afinal, como o motivo à volta do qual Lynch irá passar para a tela o seu imaginário simbólico e altamente personalizado, desvendando as profundezas sentimentais e espirituais das diversas personagens. Estas são desempenhadas por nomes como Sherilyn Fenn, no papel de Audrey, terrivelmente bonita e má, Sheryl Lee, no duplo desempenho de Laura Palmer e da sua prima, Lara Flynn Boyle, Michael Ontkean, Joan Chen, entre outros. Em Twin Peaks convivem algumas das imagens mais marcantes, das emoções mais violentas e dos diálogos mais enigmáticos das séries passadas em televisão.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Twin Peaks na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-25 19:47:21]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais