Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Viana do Alentejo

Aspetos Geográficos
O concelho de Viana do Alentejo, do distrito de Évora, localiza-se na Região do Alentejo (NUT II), no Alentejo Central (NUT III). Ocupa uma área de 393,6 km2 e abrange três freguesias: Alcáçovas, Viana do Alentejo e Aguiar.
Este concelho apresentava, em 2005, um total de 5639 habitantes.
Rua em Viana do Alentejo
Busto de bronze de António Isidoro de Sousa, em Viana do Alentejo
Praça em Viana do Alentejo
Brasão do concelho de Viana do Alentejo
Castelo de Viana do Alentejo
O natural ou habitante de Viana do Alentejo denomina-se vianense.
O concelho encontra-se limitado a norte pelo concelho de Montemor-o-Novo, a este por Évora, a sudeste por Portel, a sul por Alvito do distrito de Beja e a oeste por Alcácer do Sal do distrito de Setúbal.
Possui um clima de influência marcadamente mediterrânica, caracterizado por uma estação seca bem acentuada no verão. A precipitação ronda os 500 mm entre os meses de outubro e março e os 170 mm no semestre mais seco, sendo bastante irregular.
A sua morfologia é relativamente suave e plana, destacando-se somente Olheiro, com 207 m, e São Vicente, com 374 m.
Como recursos hídricos, tem o rio Xarrama e a ribeira das Alcáçovas.
História e Monumentos
O seu crescimento deve-se ao facto de se localizar sobre a via romana que unia Évora a Beja. Seria denominada Viana de Fosin (Fosen ou Fochem) e Viana de Alvito.
Recebeu foral em 1255, atribuído por D. Afonso III. Viana do Alentejo é elevada a vila, pela renovação do foral, em 1313, por D. Dinis. Recebeu novo foral em 1517.
No que se refere ao património histórico e monumental, destaca-se o Castelo de Viana do Alentejo, de planta octogonal, com cinco torres cilíndricas. Foi reformado no século XV, recebeu nova cortina ameada e o levantamento de coruchéus nos cubelos. A Igreja Matriz é uma construção mudéjar-manuelina e está integrada na área do castelo.
Destaca-se, ainda, a Igreja Matriz de Viana do Alentejo, do século XVI, em estilo manuelino, e o Santuário de Nossa Senhora de Aires, onde se venera a imagem da antiga padroeira, Nossa Senhora da Piedade. A imagem, Nossa Senhora sentada com Jesus morto nos braços, está ligada a uma lenda que, segundo a tradição, nunca deixou de socorrer os crentes, como o atestam os inúmeros ex-votos expostos. Este santuário, projeto do Pe. João Batista, é em estilo barroco, com altar de talha rococó e imagem da padroeira em pedra de Ançã.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Das manifestações populares e culturais no concelho, são de destacar a Feira dos Chocalhos, realizada no quarto fim de semana de julho, a romaria e festa de Nossa Senhora de Aires, realizada no quarto fim de semana de setembro, na qual há uma romaria com procissão em volta do santuário, e a romaria de Nossa Senhora da Esperança, que tem lugar em maio.
No artesanato, destacam-se os brinquedos em madeira, os trabalhos de cerâmica tradicional e artística, os trabalhos de cestaria, os chocalhos, os trabalhos de olaria e em cortiça.
Como instalações culturais, de salientar a Biblioteca Municipal e a Oficina-Museu de João Penetra.
O feriado municipal é no dia 13 de janeiro.
Economia
No concelho predominam as atividades ligadas ao setor terciário, seguidas pelas do secundário e só depois pelas do primário.
Na agricultura, destacam-se os cultivos de cereais para grão, prados temporários e culturas forrageiras, culturas industriais, pousio, olival, prados e pastagens permanentes. A pecuária tem também alguma importância, nomeadamente na criação de bovinos, ovinos e suínos.
Cerca de 3,4% (1107 ha) do seu território encontra-se coberto de floresta, sendo de destacar como principais espécies arbóreas a oliveira, a azinheira e o sobreiro.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Viana do Alentejo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-29 09:34:10]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais