Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Vieira do Minho

Aspetos Geográficos
O concelho de Vieira do Minho, do distrito de Braga, localiza-se na Região Norte (NUT II), no Ave (NUT III). Situa-se a sul do Parque Nacional da Peneda-Gerês e a este-nordeste da cidade de Braga. É limitado a norte pelas Terras de Bouro, a oeste por Póvoa do Lanhoso, a sul por Fafe, a sudeste por Cabeceiras de Basto e a este por Montalegre, do distrito de Vila Real.
Com uma área de aproximadamente 218,4 km2 tem 21 freguesias: Anissó, Anjos, Campos, Caniçada, Cantelães, Cova, Eira Vedra, Guilhofrei, Louredo, Mosteiro, Parada do Bouro, Pinheiro, Rossas, Ruivães, Salamonde, Soengas, Soutelo, Tabuaças, Ventosa, Vieira do Minho (Nossa Senhora da Conceição) e Vilar Chão.
Vista da Serra da Cabreira, no concelho de Vieira do Minho
Paisagem do concelho de Vieira do MInho
Brasão do concelho de Vieira do Minho
Moínho típico, na Serra da Cabreira
Em 2005, o concelho apresentava 14 506 habitantes.
O natural ou habitante de Vieira do Minho denomina-se vieirense.
A serra da Cabreira domina a paisagem de todo o concelho, com um relevo montanhoso, coberto por importantes áreas florestais de considerável valor ambiental. O clima de influência atlântica determina a ocorrência de valores significativos de precipitação que aumentam com a altitude.
História e Monumentos
Os principais monumentos de Veira do Minho são: Capela de Santo António, Capela da Senhora da Conceição, casas de Lamas, da Laje, da Cuqueira, da Torre e conjunto de casas da Praça de Guilherme de Abreu, Hospital da Santa Casa da Misericórdia, edifício dos Paços do Concelho de Ribeira de Soaz e Casa do Povo.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Realizam-se duas feiras, uma semanal, às segundas-feiras, e outra anual, a Feira da Ladra, no primeiro sábado, domingo e segunda-feira de outubro.
A festa principal tem lugar a 15 de agosto, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição. No primeiro domingo de junho realiza-se a romaria da Senhora da Fé e no terceiro a romaria de Nossa Senhora de Orde.
O feriado municipal é na segunda-feira a seguir à Páscoa.
As rendas, os bordados e os trabalhos em cobre são produtos representativos do artesanato das várias freguesias do concelho, sendo também referência obrigatória as mantas de retalhos, os trabalhos em lã, a cestaria, as crocas, as miniaturas em madeira, as alfaias agrícolas, a ferraria e a pirotecnia.
Economia
A economia de Vieira do Minho baseia-se na agricultura e na criação de gado, principalmente bovino. Num sistema caracterizado pela policultura, cultiva-se o milho e a batata, e produz-se o vinho verde. O pequeno comércio, a indústria de transformação de madeiras, a construção civil e os serviços completam as principais atividades do concelho. O turismo, assente no património ambiental, apresenta enormes potencialidades para o desenvolvimento económico. Este concelho desempenha um papel fundamental na produção energética do país, visto que aqui se localizam quatro aproveitamentos hidroelétricos - barragens da Caniçada, Ermal, Salamonde e Venda Nova.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Vieira do Minho na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-08-11 10:05:50]. Disponível em

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais