Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Vila Franca de Xira

Aspetos Geográficos
O concelho de Vila Franca de Xira, do distrito de Lisboa, está integrado na Região de Lisboa (NUT II) na Grande Lisboa (NUT III) e localiza-se na margem direita do rio Tejo a cerca de 27 km para nor-nordeste da capital. A sua proximidade ao rio Tejo sempre favoreceu as suas populações nas relações comerciais com as populações vizinhas.
O concelho está rodeado pelos concelhos de Arruda dos Vinhos e Loures a oeste, Alenquer e Azambuja a norte e pelo rio Tejo a sul e leste e a oriente por Benavente, que pertence ao distrito de Santarém.
Vista aerea de Vila Franca de Xira
Praça de Touros de Vila Franca de Xira
Brasão do concelho de Vila Franca de Xira
Janela da praça de touros de Vila Franca de Xira
Vista do Pelourinho de Vila Franca de Xira
Vila Franca de Xira ocupa uma área de 318,5 km2, na qual se distribuem 11 freguesias: Alhandra, Alverca do Ribatejo, Cachoeiras, Calhandriz, Castanheira do Ribatejo, Forte da Casa, Póvoa de Santa Iria, Sobralinho, São João dos Montes, Vialonga e Vila franca de Xira.
Em 2005, o concelho apresentava 130 626 habitantes.
O natural ou habitante de Vila Franca de Xira denomina-se vila-franquense.
Este concelho situa-se numa região de grande fertilidade e que se caracteriza pela diversidade da sua paisagem, que vai desde a lezíria (grande planície alagada nas margens do rio) despoluída, à zona interior acidentada, onde predomina a agricultura.
História e Monumentos
Do seu importante património arquitetónico e histórico destaca-se: a Igreja da Misericórdia (com azulejos do século XVIII), a Igreja de Alhandra, o pelourinho manuelino (séc. XVI), o monumento ao Campino, a Praça de Touros Palha Blanco, a Igreja Matriz de Vila Franca de Xira (séc. XVII) e a Casa Galache (com azulejos do século XVIII) em Vila Franca de Xira; o monumento à batalha das Linhas de Torres no Sobralinho; a capela de fundação medieval no monte do Senhor da Boa Morte.
O Museu Municipal e o Museu Etnográfico em Vila Franca de Xira e o Museu do Ar em Alverca são também importantes referências culturais e históricas do concelho.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Realizam-se diversas festas no concelho, como a festa das Vindimas e a Nossa Senhora da Purificação (8 de setembro) em Cachoeiras, a festa de São João (24 de junho) em Castanheira do Ribatejo; a festa dos santos populares (em maio e junho) em Forte da Casa; a festa Maior (primeiro fim de semana de setembro) em Vila Franca de Xira; as festas anuais da freguesia de Sobralinho (em julho); as festas das Cardosinhas (fins de junho e princípio de julho) em São João dos Montes; a festa de Nossa Senhora de Fátima (13 de maio) na Póvoa de Santo Iria; a festa de Nossa Senhora da Assunção (de 11 a 15 de agosto) em Vialonga; a festa de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) em Alhandra e a festa de Nossa Senhora da Piedade (último fim de semana de setembro) na Póvoa de Santa Iria.
O feriado municipal ocorre na quinta-feira de Ascensão.
Ao longo dos tempos, a pesca no rio Tejo e os trabalhos no campo, assim como a criação e lide de cavalos e touros sempre marcaram vincadamente a cultura dos seus habitantes. Aliás, a tourada é considerada um ex libris deste concelho, assim como o artesanato em corno de touro. Outros trabalhos artesanais são as rendas e os bordados, a cerâmica, a pintura (azulejos e loiça, principalmente) e objetos ligados à pesca.
Economia
A agricultura e a criação de gado são duas atividades económicas importantes neste concelho que gradualmente se vão desenvolvendo, ao mesmo tempo que se investe na sua promoção e valorização. Na produção agrícola destaca-se a fruta, o azeite, o vinho, os legumes e os cereais, enquanto que na criação de gado se salienta o gado cavalar, o bovino e o ovino.
O turismo é outra atividade económica importante nesta região, assentando em três vertentes tradicionais e fundamentais que são o rio Tejo, o touro e o cavalo. Tem como objetivo dar um maior relevo às novas formas de turismo rural, de habitação e agroturismo, com boas condições naturais para passeios equestres e turísticos.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Vila Franca de Xira na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-06-30 17:41:22]. Disponível em

Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais