Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Vila Nova de Cerveira

Aspetos Geográficos
O concelho de Vila Nova de Cerveira, do distrito de Viana do Castelo, localiza-se na Região Norte (NUT II), no Minho-Lima (NUT III). Enquadrado entre o rio e a montanha, situa-se junto da margem esquerda do rio Minho, a 37 km de Viana do Castelo e 108 do Porto. Separado de Espanha pelo rio, tem como vizinhos os concelhos de Valença a nordeste, Paredes de Coura a este, Ponte de Lima e Caminha a sul.
Ocupa uma área de 108,6 km2 e abrange 15 freguesias: Campos, Candemil, Cornes, Covas, Gondar, Gondarém, Lovelhe, Loivo, Mentrestido, Nogueira, Reboreda, Sapardos, Sopo, Vila Meã e Vila Nova de Cerveira.
Brasão do concelho de Vila Nova de Cerveira
Vista de Vila Nova de Cerveira
Em 2005, o concelho apresentava 8821 habitantes.
O natural ou habitante de Vila Nova de Cerveira denomina-se cerveirense.
No rio Minho, em frente a Cerveira encontram-se duas ilhas, a dos Amores e a da Boega.

História e Monumentos
Dos muitos monumentos deste concelho, é a fortaleza, agora transformada numa pousada, que mais chama a atenção. Salienta-se também o pelourinho do século XVI; a imponente Igreja Matriz, com fachada e arranjos do século XIX; a Capela da Misericórdia; a Capela da Nossa Senhora da Ajuda, de 1650; o Solar dos Castros (ou dos Maldonados), datado do século XVIII.
Nas várias freguesias encontram-se outros monumentos importantes, com destaque para o Convento de S. Paio, no monte da Encarnação, e para a capela românica de Santa Luzia, na freguesia de Campos. De interesse são as ruínas de uma ermida que coroam um monte sobranceiro à cidade, o monte do Picoto.
Vila Nova de Cerveira tem sido apelidada de "Vila das Artes" devido à exposição internacional que aí se realiza, a Bienal de Arte de Cerveira. A Casa do Artista e as Oficinas de Arte oferecem, neste local, condições de investigação e intercâmbio internacional nas mais diversas áreas da cultura. Além disso, no Museu de Arte Contemporânea da Bienal de Cerveira, onde estão representados artistas portugueses e estrangeiros, pode acompanhar-se a evolução das Artes Plásticas nos últimos 25 anos.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Celebram-se em Vila Nova de Cerveira as festas concelhias, no primeiro domingo de agosto, sendo o feriado municipal a 1 de outubro.
Nesta vila existe um ferry-boat que serve como meio de transporte para o outro lado do rio Minho, para Espanha.
O monte do Picoto serviu de fonte de inspiração para lendas de mouras encantadas escondidas em grutas à espera do seu príncipe salvador.
Economia
Na base da economia deste concelho está a tradicional agricultura minhota, dominada pela policultura e acompanhada da criação de gado, que suporta algumas indústrias de laticínios. As indústrias da cerâmica e das madeiras contribuem também para a economia desta região, assim como a cada vez mais conhecida e visitada Bienal de Vila Nova de Cerveira que aposta na afirmação cultural deste concelho e no desenvolvimento do turismo. A pesca de rio continua ainda a ser um dos recursos económicos das gentes de Vila Nova de Cerveira.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Vila Nova de Cerveira na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-29 10:19:49]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais