Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Vila Viçosa

Aspetos Geográficos
O concelho de Vila Viçosa, do distrito de Évora, localiza-se no Alentejo (NUT II), no Alentejo Central (NUT III). Ocupa uma área de 194,9 km2 e abrange cinco freguesias: Bencatel, Ciladas, Conceição, Pardais e São Bartolomeu.
O concelho apresentava, em 2005, um total de 8766 habitantes.
Paço Ducal de Vila Viçosa
Castelo de Vila Viçosa
Frente da Igreja Matriz de Vila Viçosa
Brasão do concelho de Vila Viçosa
Estátua de Florbela Espanca, no centro de Vila Viçosa, distrito de Évora
O natural ou habitante de Vila Viçosa denomina-se calipolense ou vila-viçosense.
O concelho encontra-se limitado a norte pelo concelho de Elvas (distrito de Portalegre), a oeste por Borba e Redondo e a sul e a leste por Alandroal.
Possui um clima de influência marcadamente mediterrânica, caracterizado por uma estação seca bem acentuada no verão. A precipitação ronda os 500 mm entre os meses de outubro e março e os 170 mm no semestre mais seco, sendo bastante irregular.
A sua morfologia é marcada por um relevo relativamente suave, onde se destacam a Afeiteira, com 276 m, o Furadouro, com 311 m, e a Mina, com 460 m.
Como recursos hídricos, possui a ribeira das Faias, a ribeira de S. Bartolomeu, a ribeira Funda, a ribeira da Atouguia e a ribeira da Calheta.
História e Monumentos
Vila Viçosa foi mandada edificar por D. Afonso III, que lhe outorgou foral em 1270. Foi, posteriormente, doada a D. Nuno Álvares Pereira e, em 1422, foi oferecida ao neto de D. Fernando.
No reinado de D. Manuel I, a vila passou a pertencer à Casa de Bragança. Foi o berço da quarta dinastia de Portugal e recebeu novo foral em 1512.
No que se refere ao património histórico e monumental, de referir o castelo de Vila Viçosa, no qual coexistem a cerca, as torres e portas medievais com a fortificação renascentista (exemplar pouco frequente da arquitetura militar portuguesa), que conserva a alcáçova. É rodeado por profundo fosso e dois torreões cilíndricos e tem planta quadrangular.
Também merecem referência a Igreja dos Agostinhos em Vila Viçosa, datada do século XIII, e que foi reconstruída no século XVII, em estilo maneirista, e o Paço Ducal de Vila Viçosa, que é na atualidade um museu que guarda o recheio do último palácio da família real, incluindo mobiliário português (séculos XVII-XVIII), tapeçarias portuguesas e flamengas (séculos XVI-XVIII), porcelanas europeias e orientais, assim como faiança, também dos séculos XVI-XVIII. Podem admirar-se ainda peças de vidro, pintura (com especial relevo para as obras do rei D. Carlos e os retratos dos monarcas da Casa de Bragança), um conjunto de armas dos séculos XVI-XX e uma coleção de 40 carros e carruagens. No Tesouro está exposta a valiosa cruz de Vila Viçosa.
Destaca-se ainda o santuário de Nossa Senhora da Lapa, que é um santuário mariano, fundado em 1756, por ordem de D. Frei Miguel de Távora, arcebispo de Évora. Obra do arquiteto José Francisco de Abreu, é um exemplar barroco de linhas originais, airosas e muito bem recortado no pórtico. No interior, destaca-se o retábulo da capela-mor, as grades do cruzeiro, o púlpito da nave e o lavabo (rococó).
Tradições, Lendas e Curiosidades
São muitas as manifestações populares e culturais no concelho, sendo de destacar: a feira semanal que ocorre todas as quartas-feiras; a feira tradicional no último fim de semana de janeiro; no primeiro domingo de maio a festa de Nossa Senhora da Conceição; no último fim de semana de maio e no último fim de semana de agosto decorre novamente a feira tradicional; depois no segundo domingo de setembro decorrem as festas da vila; a festa dos Capuchos, com a procissão do Senhor dos Aflitos, decorre a 7 de dezembro; a procissão das velas a 8 de dezembro e a festa da padroeira, em que se celebra o nascimento de Florbela Espanca.
No artesanato, são típicos os trabalhos em estanho, mármore, ferro forjado e latão.
Como instalações culturais, é de referir a Biblioteca Florbela Espanca e o Museu do Paço Ducal de Vila Viçosa, que guarda o recheio do último palácio da família real, incluindo mobiliário português (séculos XVII e XVIII), tapeçarias portuguesas e flamengas (séculos XVI-XVIII), porcelanas europeias e orientais, assim como faiança e majólica também dos séculos XVI-XVIII. Podem admirar-se ainda peças de vidro, pintura (com especial relevo para as obras do rei D. Carlos e os retratos dos monarcas da Casa de Bragança), um conjunto de armas dos séculos XVI-XX e uma coleção de 40 carros e carruagens. No Tesouro (aberto de verão, nos dias úteis, das 12:30 às 15:30) está exposta a valiosa cruz de Vila Viçosa.
Economia
No concelho predominam as atividades ligadas ao setor terciário, seguidas das do secundário, na área da indústria extrativa de mármore, e das do primário, relativamente próximas.
No que se refere à agricultura, destacam-se os cultivos de cereais para grão, prados temporários e culturas forrageiras, culturas industriais, pousio, olival, prados e pastagens permanentes. A azeitona é o produto agrícola principal do concelho. A pecuária tem também alguma importância, nomeadamente na criação de aves, ovinos e bovinos. Cerca de 0,3% (1284 ha) do seu território está coberto de floresta, sendo as principais espécies arbóreas a azinheira, a oliveira e o sobreiro.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Vila Viçosa na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-07-04 12:20:38]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais