Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Washington

Aspetos Geográficos
Cidade e capital dos Estados Unidos da América, Washington D.C. situa-se nas margens do rio Potomac, local escolhido pela sua beleza natural e pela probabilidade de o rio se vir a tornar um importante meio de comunicação. Com 177 km2 de superfície, Washington está rodeada pelos estados de Maryland e de Virgínia. A cidade inclui também duas ilhas: Theodore Roosevelt e Columbia. Tem uma população de aproximadamente 606 900 pessoas (2006), embora a sua área metropolitana albergue cerca de 4 milhões de habitantes.
História e Monumentos
Casa Branca, Washington
A cidade foi planeada pelo major Pierre Charles L'Enfant e batizada oficialmente pelo presidente George Washington (o primeiro dos EUA) a 9 de setembro de 1791. O "D.C." que surge a seguir ao seu nome refere-se a "District of Columbia", o distrito federal que coexiste com a cidade, e serve para a distinguir do estado com o mesmo nome. A Casa Branca (residência oficial do presidente) foi o primeiro edifício público a ser construído na cidade. Em 1814, Washington foi incendiada por forças britânicas. A cidade era relativamente pequena até que se deu uma significativa expansão a partir de 1861 na sequência da guerra civil. Em 1968, como consequência do assassinato de Martin Luther King, a cidade foi saqueada e diversos edifícios foram queimados, deixando estes tumultos marcas indeléveis na cidade. A National Mall é uma área aberta no centro da cidade onde existem diversos monumentos dedicados a líderes americanos (Jefferson Memorial, Lincoln Memorial, etc.), que giram à volta do central Monumento a Washington. Esta área une ainda dois dos mais emblemáticos edifícios norte-americanos: a Casa Branca e o Capitólio. Entre muitos outros monumentos, destacam-se o Instituto Smithsonian (que inclui diversos museus) e a Biblioteca do Congresso (que guarda alguns dos mais importantes documentos da história do país).
Aspetos Turísticos e Curiosidades
É um dos principais destinos turísticos do país, graças aos seus monumentos, particularmente representativos da história dos EUA. O ambiente é bastante cosmopolita, fruto das suas embaixadas e das centenas de organizações internacionais que ali se sediam. Outros pontos de interesse são o Arena Stage, a Catedral de São Mateus e a Catedral Nacional de Washington. Para além da sua importância política, Washington possui ainda elevada pujança ao nível da comunicação social e da educação.

Economia
Uma importante parte do desenvolvimento da cidade deve-se naturalmente aos organismos federais aí presentes, geradores de emprego e de numerosas organizações e empresas ligadas à administração e ao direito. Em termos de área útil de escritórios, a cidade fica em terceiro lugar a nível nacional, apenas suplantada por Nova Iorque e Chicago. É também uma cidade muito ativa em termos de comunicação social, com forte presença de rádios, televisões e jornais, destacando-se a este nível o conhecido Washington Post. É ainda um local popular para a produção de filmes e séries de televisão. Possui uma grelha de estradas à volta do Capitólio, de onde irradiam algumas avenidas. Os transportes públicos são bons, incluindo metropolitano, autocarros e comboios. É ainda servida por três aeroportos principais: um em Maryland e dois na Virgínia.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Washington na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-25 04:57:15]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais