Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Windows

O Windows é um software de interface gráfica que funciona baseado em janelas, da Microsoft Corporation. As primeiras versões do Windows necessitavam do DOS para funcionarem, era a partir deste que o Windows era iniciado. A primeira grande versão de sucesso do Windows foi o Windows 3.0, lançado em 1990. Só em 1995, com o lançamento do Windows 95, é que o Windows deixa de necessitar do DOS, para funcionar independentemente,ou seja, passou a ser um sistema operativo.
Cronologia de versões do Windows:
1985 – Apresentada a primeira versão do Microsoft Windows, o Windows 1.
1987 – É lançado o Windows 2 apresentando alguns melhoramentos em relação à versão anterior. Permitia a sobreposição de janelas e ícones e suportava memória expandida. Esta versão foi designada mais tarde por Windows/286.
1989 – Microsoft disponibiliza a versão Windows/386 que permitia correr várias aplicações ao mesmo tempo (multitasking) utilizando memória estendida.
1990 – É lançado Windows 3.0, a primeira versão de grande sucesso do Microsoft Windows, que se caracterizava pela possibilidade de gerir grandes quantidades de memória e por correr aplicações de 16-bit DOS e Windows.
1992 – Lançamento do Windows 3.1, uma evolução com importantes melhoramentos em relação à versão 3.0. Apresenta capacidades multimédia, fontes TrueType e OLE (Object Linking and Embedding). Com extensões Win32, possibilitava a execução 32-bit. A Microsoft lançou para o mercado versões ampliadas como o Windows for Workgroups 3.11, que permitia a utilização em rede, com acesso a ficheiros 32-bit.
1993 – Disponibilização comercial do Windows NT (Windows New Technology). Sistema operativo de 32-bit para estações de trabalho, servidores e rede. Pode ser utilizado em PC ou em computadores com processador Alpha. Bastante utilizado, na versão servidor, devido às suas maiores capacidades de segurança.
1995Bill Gates apresenta o Windows 95, um verdadeiro sistema operativo, com interface gráfica do utilizador, que corre aplicações 32-bit, não necessitando do DOS para funcionar. Algumas das suas funcionalidades são o plug-and-play, a existência do botão iniciar para lançamento das aplicações, a existência de um desktop, a possibilidade de criar atalhos e utilização de nomes de ficheiros longos.
1998 – É disponibilizado comercialmente o Windows 98. Caracteriza-se por uma maior integração com a Internet, facilitando a navegação no Windows, podendo personalizar o desktop como uma página Web.
2000 – Nasce o Windows 2000, sucessor do Windows NT, criado para empresas com um grande sistema de rede. Ainda neste ano é lançado o natural sucessor do Windows95 e 98, o Windows Me. Criado para uso do utilizador doméstico, contém um System Restore que permite voltar atrás na data e restaurar a configuração do software em caso de haver problemas, várias componentes multimédia como Windows Image Acquisition (WIA), Windows Movie Maker, Windows Media Player 7 e DirectPlay Voice Chat, entre outras aplicações.
2001 – O Windows XP foi apresentado ao público a 25 de outubro. Criado para substituir as anteriores versões do Windows, apresenta duas versões distintas: o XP Home Edition e o XP Professional Edition. Este sistema operativo baseia-se na tecnologia do Windows 2000 e para correr necessita que o PC possua um processador de, no mínimo, 233 MHz. Para além de muitas outras inovações, a apresentação gráfica do XP é mais atrativa do que a das versões anteriores do Windows, os seus menus são mais simples, fornece ferramentas para uma melhor performance do PC e avisa o utilizador quando é necessário proceder à atualização de aplicações.
2007 – lançamento oficial do Windows Vista™, disponível nas versões Home Basic, Home Premium, Business e Ultimate. Para que um computador possa correr este sistema operativo deve, pelo menos, ter um processador a 800 MHz, 512 MB de memoria RAM e placa gráfica compatível com DirectX 9. Para melhor se usufruir das capacidades do Windows Vista, a Microsoft aconselha a utilização de processadores de 32 ou 64 bits a 1 GHz, 1 GB de memoria RAM, placa gráfica compatível com Windows Aero com 128 MB de memória RAM e disco rígido de 40 GB com 15 GB livres. A próxima versão, com nome de código "Vienna", espera-se que seja lançada nos primeiros anos da próxima década.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Windows na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-19 22:54:45]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros