Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Zagreb

Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade da Croácia, Zagreb situa-se entre a margem do rio Sava e a encosta do monte Medvednica. Desfruta de uma localização privilegiada entre a Europa Central e o mar Adriático. O seu clima é continental, possuindo verões quentes e secos e invernos frios. Possui cerca de 970 000 habitantes (2006).
História e Monumentos
Zagreb(gornji grad) - Croácia
Igreja de St. Mark, Zagreb
Embora a presença humana na região já se fizesse sentir desde muito antes, a história de Zagreb remonta ao ano 1094, quando o rei húngaro Ladislau I fundou uma diocese no monte Kaptol. Na mesma altura, formou-se uma outra comunidade no monte vizinho de Gradec, que se viria a tornar a parte alta (e bem preservada) da atual cidade de Zagreb. Ambas as localidades foram invadidas pelos mongóis em 1242. Nos séculos XIV e XV, as duas comunidades competiram em termos económicos e políticos, tornando-se no século XVII uma só comunidade, a de Zagreb. Esta área corresponde ao centro cultural da cidade atual. A cidade sofreu devastações causadas por incêndios e pragas durante os séculos XVII e XVIII. Durante o século XIX, a cidade assistiu à construção de importantes instituições culturais e históricas. A presente configuração de Zagreb ficou definida no início do século XX, após um terramoto que afetou a cidade. Após a Segunda Guerra Mundial, odeu-se um grande crescimento da cidade, nomeadamente para sul do rio Sava. Em 1991, tornou-se capital da Croácia independente, na sequência da desagregação da Jugoslávia. O Teatro Nacional da Croácia, construído em 1885, é talvez o seu monumento mais impressionante.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
A cidade é um importante destino turístico, embora também funcione como local de passagem para os turistas que procuram as praias do Adriático ou cidades históricas como Dubrovnik. A sua principal atração é a parte histórica, correspondente à cidade alta, e a Kaptol, com os seus edifícios históricos, igrejas, restaurantes e cafés. Possui diversos e excelentes museus como o Museu Arqueológico, o Museu Croata de História Natural, o Museu Etnográfico ou o Museu Mimara, entre outros. Um dos locais mais visitados é a Sala de Concertos Vatroslav Lisinski, construída em 1973. É também uma cidade com muitos eventos anuais, entre os quais se destacam o Animafest (festival internacional de cinema de animação) ou o Eurokaz (festival internacional de teatro contemporâneo). A Universidade de Zagreb, fundada em 1669, é a maior e mais antiga da Europa de Leste.

Economia
A cidade concentra a maior parte da produção industrial do país, destacando-se as indústrias metalomecânicas, de equipamentos elétricos, têxteis, produtos químicos e farmacêuticos, gráficas, de madeira, etc. Lidera a economia do país também pelas suas instituições científicas e de investigação, assim como pela concentração das instituições governamentais. O turismo e o comércio ajudam a compor um quadro forte no contexto médio das economias do leste europeu, embora não tão significativo pelos padrões ocidentais. É servida pelo aeroporto internacional "Pleso", localizado a 14 km do sul da cidade.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Zagreb na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-08-08 16:46:35]. Disponível em

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais