Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

A Ponte do Rio Kwai
favoritos

Filme de guerra realizado em 1957 pelo britânico David Lean e protagonizado por Alec Guiness, William Holden e Jack Hawkins.
Talvez o mais popular dos títulos realizados pelo consagrado David Lean, é um dos mais categorizados filmes de guerra. Rodado integralmente no Sri Lanka, o argumento desenrola-se na Birmânia de 1943, num campo de prisioneiros britânicos dominado pelo coronel japonês Saito (Sessue Hayakama). O principal oficial dos britânicos aprisionados é o tradicional coronel Nicholson (Alec Guiness), um homem que se rege pelos princípios da Convenção de Genebra. Juntamente com os seus homens, é colocado a construir uma ponte sobre o rio Kwai, de forma a permitir o reforço das tropas japonesas. Depois de um conflito com o oficial japonês, este não tem outra alternativa senão a de entregar a Nicholson a liderança do projeto. Contudo, Shears (William Holden), um oficial americano que se evadira do campo, é incumbido de destruir a ponte, enfrentando a recusa de Nicholson, que pretende levar a construção da ponte em frente. Consciente da importância da eliminação dessa ponte para a estratégia de vitória aliada, é o próprio coronel britânico a dinamitar a sua obra.
A espetacularidade das cenas de ação, aliada ao ambiente de forte tensão psicológica (especialmente entre as personagens interpretadas por Guiness e Holden), fez com que este filme se tornasse um clássico dos filmes militares. Teve também um bom desempenho nas bilheteiras, arrecadando, em três anos de exibição, a quantia de 30 milhões de dólares, feito considerável para a época. A Academia também premiou a valia do filme, galardoando-o com sete Óscares, nomeadamente nas categorias de Filme, Realizador, Ator (Guiness), Argumento, Banda Sonora e Montagem. Como Michael Wilson e Carl Foreman (os argumentistas deste filme) faziam parte da "lista negra" de Hollywood, celebrizada pela "caça às bruxas" do senador McCarthy, o Óscar foi atribuído ao autor do romance original: Pierre Boulle. Também ganhou extraordinária popularidade o tema musical Colonel Bogey March.
Cartaz de "The Bridge On The River Kwai" (A Ponte do Rio Kwai), um filme realizado em 1957 por David Lean, protagonizado por William Holden, Alec Guiness e Hawkins
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
A Ponte do Rio Kwai na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$a-ponte-do-rio-kwai [visualizado em 2025-06-24 01:28:15].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac