Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

agência de publicidade
favoritos

Organização comercial independente, constituída por pessoas criativas e de negócios, que profissionalmente criam, preparam, programam e executam publicidade por conta de um anunciante.
Para levar a cabo os seus objetivos, a agência de publicidade precisa de departamentos como:

- de atendimento - realiza o atendimento ao cliente, antes, durante e depois da realização da campanha;

- de investigação - quando existe, procura o conhecimento do consumidor e do produto, particularmente pela realização do pré-teste, e ainda do fabricante;

- de criatividade - com diretor criativo que coordena um diretor artístico, redatores e produtores de cinema, fotografia, etc., dá forma externa à mensagem publicitária, através das seguintes etapas - criação da mensagem básica, expressão dessa mensagem, desenho narrativo (story), criação e realização do material necessário e supervisão do material audiovisual e gráfico;

- de meios - cria documentação sobre os meios (de comunicação e publicitários), como audiências e sua natureza (idade, sexo, ocupação, etc.), tarifas e ofertas, estuda a sua evolução como rentabilidade de cada espaço ou seu ordenamento (ranking) e planificação de meios, passando pela estratégia dos mesmos, indicando os mais adequados para a mensagem e qual a combinação ideal entre eles, pela programação dos meios, determinando os espaços e os tempos (dias, horas, bloco, etc.) em cada um deles, pela compra e reserva de espaços, conhecendo tarifas, peculiaridade de cada um deles, avaliação económica, pelo controlo de aparições, acompanhando a concretização da encomenda e enviando ao cliente os comprovantes;

- de tráfego - coordena o desenvolvimento e a estrutura operativa da agência pela indicação e coordenação do trabalho conforme vai passando pelos sucessivos departamentos, pela coordenação e pelo controlo das equipas em cada fase, desde as horas despendidas às deslocações e gastos internos e externos.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
agência de publicidade na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$agencia-de-publicidade [visualizado em 2025-07-18 07:43:15].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix