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Airbus
A companhia europeia construtora de aviões Airbus Industrie foi formada em 1970 por um consórcio franco-germânico (Sud Aviation e Deutsche Airbus) para fazer frente ao poderio norte-americano no setor. A sede era em Paris, na França, de onde se mudou para Toulouse, em 1974. As empresas europeias chegaram à conclusão que só juntas poderiam fazer frente aos grandes construtores da aviação civil dos Estados Unidos da América e assim lançaram este projeto, a que se juntou a Casa, de Espanha, em 1971, e a British Aerospace, da Grã-Bretanha, em 1979.
Em 1972 foi apresentado o primeiro avião da Airbus, o A300, com capacidade para 226 passageiros, que contudo, foi algo ofuscado pelo aparecimento do também europeu Concorde, um avião supersónico.
Inicialmente, a Airbus teve dificuldade em comercializar os seus aviões, principalmente porque não conseguia penetrar no mercado norte-americano. Assim, nos primeiros anos só vendeu aparelhos a companhias aéreas dos países que integravam o consórcio. No entanto, em 1975 a Airbus já tinha encomendas de 55 aparelhos, havendo três contratos com empresas estrangeiras. Nessa altura já dominava dez por cento do mercado.
Seguiu-se no entanto um período de estagnação, que só terminou quando a norte-americana Eastern Airlines fez uma encomenda de quatro aviões, levando outras companhias dos Estados Unidos da América a fazer o mesmo. Pouco tempo depois a Airbus tinha mais de 250 encomendas, para além dos 81 aviões que já voavam ao serviço de 14 transportadoras.
Entretanto, em 1978 tinha sido lançada uma versão mais pequena do A300, chamada A310 (218 passageiros). Em 1984 foi lançado o modelo A320, para três anos mais tarde ser apresentado o programa A330/A340.
Em 1989 foi lançado o A321, uma versão maior do A320, e em 1992 o A319, versão mais pequena. No ano seguinte, entrou ao serviço o A340, um avião de quatro motores destinado a voos de longa duração e, um ano mais tarde, surgiu o A330. Em 1999 apareceu o A318, o avião mais pequeno da Airbus (107 passageiros).
No ano 2000 foi apresentado o modelo A3XX, mais tarde designado A380, um grande avião com dois pisos e capacidade para 555 passageiros. O A380 é o maior avião comercial alguma vez concebido e surge numa altura em que o consórcio europeu domina metade do mercado mundial de novos aparelhos. O primeiro voo de testes teve lugar em Toulouse, no dia 27 de abril de 2005, e durou três horas e cinquenta e quatro minutos.
Em 1972 foi apresentado o primeiro avião da Airbus, o A300, com capacidade para 226 passageiros, que contudo, foi algo ofuscado pelo aparecimento do também europeu Concorde, um avião supersónico.
Inicialmente, a Airbus teve dificuldade em comercializar os seus aviões, principalmente porque não conseguia penetrar no mercado norte-americano. Assim, nos primeiros anos só vendeu aparelhos a companhias aéreas dos países que integravam o consórcio. No entanto, em 1975 a Airbus já tinha encomendas de 55 aparelhos, havendo três contratos com empresas estrangeiras. Nessa altura já dominava dez por cento do mercado.
Seguiu-se no entanto um período de estagnação, que só terminou quando a norte-americana Eastern Airlines fez uma encomenda de quatro aviões, levando outras companhias dos Estados Unidos da América a fazer o mesmo. Pouco tempo depois a Airbus tinha mais de 250 encomendas, para além dos 81 aviões que já voavam ao serviço de 14 transportadoras.
Entretanto, em 1978 tinha sido lançada uma versão mais pequena do A300, chamada A310 (218 passageiros). Em 1984 foi lançado o modelo A320, para três anos mais tarde ser apresentado o programa A330/A340.
Em 1989 foi lançado o A321, uma versão maior do A320, e em 1992 o A319, versão mais pequena. No ano seguinte, entrou ao serviço o A340, um avião de quatro motores destinado a voos de longa duração e, um ano mais tarde, surgiu o A330. Em 1999 apareceu o A318, o avião mais pequeno da Airbus (107 passageiros).
No ano 2000 foi apresentado o modelo A3XX, mais tarde designado A380, um grande avião com dois pisos e capacidade para 555 passageiros. O A380 é o maior avião comercial alguma vez concebido e surge numa altura em que o consórcio europeu domina metade do mercado mundial de novos aparelhos. O primeiro voo de testes teve lugar em Toulouse, no dia 27 de abril de 2005, e durou três horas e cinquenta e quatro minutos.
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Como referenciar
Porto Editora – Airbus na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-19 05:41:50]. Disponível em
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