Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

2 min

Albert Calmette
favoritos

Médico e bacteriologista francês, Léon Charles Albert Calmette nasceu a 12 de julho de 1863, em Nice, e faleceu a 29 de outubro de 1933, em Paris.
Entre 1881 e 1883, frequentou a Escola Naval de Medicina, em Brest. Em 1883, integrou o Corpo Naval de Medicina, em Hong Kong, e entrou para o Serviço de Saúde da Marinha, em 1887, participando na campanha da China e do Gabon-Congo, onde realizou investigação sobre malária, doença do sono e pelagra. Em 1886, obteve o seu doutoramento, que se debruçou sobre a malária.
Regressado a França, realizou um estágio no laboratório de Émile Roux, em Paris, em 1890. Depois, foi designado, por Louis Pasteur, para estabelecer e dirigir uma filial do Instituto Pasteur, em Saigão, em 1891. Aí, organizou a produção de vacinas contra a raiva e a varíola, investigou sobre a cólera e a fermentação do ópio e do arroz, e estudou o veneno das cobras, abelhas, do curare e de plantas venenosas.
Albert Calmette, médico e bacteriologista francês
Em 1894, regressou a França e, em 1985, passou a investigar e a dirigir o Instituto Pasteur de Lille, onde criou o primeiro antiveneno para picadas de cobras. Juntamente com Alexandre Yersin, colaborou no desenvolvimento do primeiro soro imunológico contra a peste bubónica, tendo viajado, em 1899, até Portugal, para estudar e ajudar na luta contra a peste bubónica, no Porto.
Em 1901, Albert Calmette fundou o primeiro dispensário antituberculose Émile Roux, em Lille. Fundou a Liga do Norte contra a Tubercolose, em 1904. Participou na fundação de uma filial do Instituto Pasteur, em Algiers (Argélia), em 1909. Foi diretor assistente do Instituto Pasteur de Paris, em 1918.
O mais importante trabalho científico de Albert Calmette foi o desenvolvimento, juntamente com Camille Guérin, de uma vacina contra a tuberculose que, na altura, era uma doença com grande índice de mortalidade. A vacina BCG (bacilo de Calmette-Guérin), como ficou conhecida, é obtida pela atenuação do bacilo tuberculoso, sendo capaz de induzir a resistência ao indivíduo sem transmitir a doença. A sua primeira aplicação foi empregue em crianças do Hospital de Caridade, em Paris, em 1921.
Calmette publicou diversos artigos e alguns livros dos quais se destacam Les Venins, Les Animaux Venimeux et La Sérothérapie Antivenimeuse (1907), Tubercle Bacillus Infection and Tuberculosis in Man and Animals, Processes of Infection and Resistance (1923), La Vaccination Préventive Contre la Tuberculose (1927), Documents pour Servir à l'Étude de la Vaccination Préventive de la Tuberculose par le B.C.G. (1931).
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Albert Calmette na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-12-12 16:43:54]. Disponível em

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais