alfa
Em praticamente todas as línguas antigas, alfa, a primeira letra do alfabeto grego, herdeiro direto do alfabeto fenício, era considerada a origem, a primeira causa ou nascimento, a mãe ou deusa primordial.
Na sua origem estaria a figura de uma vaca, boi ou touro, que seria representada ao contrário do que hoje conhecemos. Na Babilónia, a letra A era o nome da deusa e no Sudeste Asiático era considerada o nome da mãe original, Akshara, a deusa da Sabedoria responsável pelo nascimento espiritual dos seres que atingiam a revelação divina.
Acreditava-se que este símbolo de criação, juntamente com a letra ómega, que estava no fim do alfabeto grego, tinha em si mesmo a chave do conhecimento do Universo, a existência e o conhecimento totais. Jesus Cristo, na sua revelação registada no Livro do Apocalipse, assume-se como sendo alfa e ómega, o princípio e o fim de tudo o que existe, "o que era, o que é e o que há de vir". Por esse motivo são frequentes as inscrições de alfa e ómega nas representações da cruz de Cristo. Símbolo de sentido triplo, dada a sua semelhança com o triângulo, alfa era também um outro nome do rio Estige, que simbolizava tanto a morte como o renascimento, estando assim também muito próxima de princípio e fim.
Na mitologia, o próprio rio Estige sofria no seu curso uma espécie de renascimento ou renovação contínua ao fazer sete voltas no ventre subterrâneo da terra. Para além de alfa, existia o alfa triplo, que era uma representação da letra alfa três vezes. Acreditava-se que era um talismã para as mulheres que estavam prestes a dar à luz e era usado pelos feiticeiros nas suas invocações e proteções mágicas. Em algumas filosofias de evolução espiritual, a distância entre alfa e ómega é o caminho da evolução espiritual. Ómega simbolizaria a entrada no plano espiritual, ou seja, daria lugar a um novo alfa, a um novo começo.
-
Jesus CristoJesus é a forma latina da palavra hebreia que significa "Javé é salvação". O nome Cristo no hebreu q...
-
UniversoSistema cósmico de matéria e energia. As galáxias, com as suas estrelas, os sistemas solares e as ne...
-
alfabeto gregoO alfabeto grego deriva de formas de escrita como o protosemítico, o norprotosemítico e o fenício. E...
-
TigreO Tigre é o terceiro signo do Zodíaco chinês, a que correspondem os seguintes anos: 1998, 1986, 1974
-
ThotTambém conhecido como Zehuti, Tehuti ou Thoth, era o deus egípcio da magia e de todos os ramos de sa
-
totemO totem, na mitologia norte-americana, é o símbolo das histórias, aventuras, dignidade, e direitos d
-
TitânidesAs Titânides incorporam o grupo de divindades primordiais gregas e são frequentemente referidas pela
-
ToutatisEram oferecidos sacrifícios, como o de afogar uma pessoa numa barrica cheia de água, a este deus san
-
TlalocDeus asteca das chuvas. Era uma divindade central ao culto agrário. Tlaloc era temido, e não apenas
-
TouroConstelação e segundo signo do Zodíaco, é representado por um touro e incide sobre as pessoas nascid