Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

2 min

Alijó
favoritos

Aspetos Geográficos
O concelho de Alijó, do distrito de Vila Real, localiza-se na Região Norte (NUT II) e no Douro (NUT III), 10 km a norte da margem direita do rio Douro, num planalto com cerca de 600 metros de altitude na serra granítica de Vilarelho. É limitado pelos seguintes concelhos: a norte por Murça, a este por Carrazeda de Ansiães do distrito de Bragança, a sul por S. João da Pesqueira do distrito de Viseu e a oeste por Sabrosa. O concelho situa-se na Região Demarcada do Vinho do Porto e é delimitado geograficamente pelos rios Douro, Pinhão, Tua e Tinhela. Ocupa uma área de 297,5 km2, na qual se distribuem 19 freguesias: Alijó, Amieiro, Carlão, Casal de Loivos, Castedo, Cotas, Favaios, Pegarinhos, Pinhão, Pópulo, Ribalonga, Sanfins do Douro, Santa Eugénia, São Mamede de Ribatua, Vale de Mendiz, Vila Chã, Vila Verde, Vilar de Maçada e Vilarinho de Cotas.
Em 2021, o concelho apresentava 10 492 habitantes.
O natural ou habitante de Alijó denomina-se alijoense.
 

História e Monumentos
Alijó sofreu as vicissitudes resultantes da romanização e da ocupação mourisca. Implantada num eixo que servia de fronteira entre cristãos e árabes, foi, por várias vezes, destruída e posteriormente abandonada. Só a partir do século XII é que, graças aos forais concedidos por D. Sancho II (século XIII), D. Afonso III (século XIII) e por D. Manuel (século XVI), recomeçou o seu povoamento.
Neste concelho encontram-se numerosos vestígios da vida dolménica e castreja, salientando-se a Anta da Fonte Coberta, em Vila Chã, e as pinturas rupestres de Pala Pinta, em Carlão.
Do seu importante património arquitetónico destacam-se a Igreja Paroquial de Alijó, as pontes romanas de Carlão e Sanfins do Douro, a Capela de Nossa Senhora da Boa Morte em Pópulo, a Igreja Paroquial de S. Mamede de Ribatua, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade em Sanfins do Douro, a Capela de Santa Bárbara e o Solar de Monterroio.
 

Brasão do concelho de Alijó
Pinhão nas margens do rio Douro, Alijó, distrito de Vila Real
Fachada principal da Igreja Matriz de Alijó, concelho do distrito de Vila Real
Tradições, Lendas e Curiosidades
Realizam-se algumas festas como a Romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, no segundo domingo de agosto; o Santo António, a 13 de junho, e o São João Batista, a 24 de junho, em Sanfins do Douro; o São Bartolomeu, a 24 de agosto em Casal de Loivos; o São Tiago, a 25 de julho, em Vila Chã; e a Romaria do Senhor Jesus da Capelinha, no segundo Domingo de julho, em Vilar de Maçada. Em Alijó, realizam-se as Festas de Santa Maria Maior, a 14 e 15 de agosto.
O feriado municipal ocorre a 11 de novembro, dia de São Martinho, altura em que se faz a feira dedicada a este santo.
O artesanato no concelho de Alijó está muito ligado aos bordados, à cestaria e às rendas.
Destaca-se a freguesia de Carlão com as suas termas de nascentes de águas sulfurosas.
Na gastronomia de Alijó dominam o cabrito assado, o cozido à portuguesa, as tripas à transmontana, os enchidos, a bola de carne e os pratos feitos à base de milho (sobretudo na montanha). Na doçaria, salientam-se as cavacas e as amêndoas cobertas, o pudim de amêndoa e o pão de ló de água, entre outros doces de origem conventual.
 

Economia
A produção vinícola é a atividade económica mais importante deste concelho, pois é da vinha e também da agricultura que continuam a viver a maioria dos seus habitantes. Para além do vinho do Porto e dos vinhos de mesa, nesta região também se produz azeite, cereais e fruta. É uma área rica em volfrâmio, possui fábricas de telha, tijolo, de moagens e lagares de azeite.
O turismo é outra atividade económica importante, pois Alijó possui um belo património natural, cultural e histórico de valor significativo.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Alijó na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-12-12 17:48:22]. Disponível em

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais