Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

Balenopterídeos
favoritos

Família de mamíferos, da ordem dos cetáceos, que se distingue das verdadeiras baleias pelo grande número de sulcos que se encontram na sua garganta e permitem uma especial dilatação da cavidade bucal.
São conhecidas seis espécies, todas caracterizadas pela cabeça achatada e larga, pela disposição retilínea da fenda bucal e pela menor dimensão da maxila superior relativamente à maxila inferior.
Os géneros geralmente admitidos são Balaenoptera com cinco espécies e Megaptera, com uma. Há autores que consideram, ainda, o género Sibbaldus que inclui unicamente a baleia-azul.
De um modo geral são animais de grande tamanho que povoam os mares da Terra, pelo menos desde o Mioceno. Hoje, devido à caça abusiva, há espécies em perigo de extinção. São considerados, entre as baleias, os melhores nadadores podendo, a baleia-comum, deslocar-se a cinquenta quilómetros por hora.
O maior animal que alguma vez existiu é a baleia-azul. Pode atingir os 33 metros de comprimento e mais de 100 de toneladas de peso.
Regra geral, alimentam-se de pequenos crustáceos como o Krill (mede cerca de 6 cm.).

Baleia - mamífero cetáceo da família dos balenopterídeos
A baleia-de-bossa pertence à família dos Balenopterídeos
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Balenopterídeos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-25 05:57:49]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes