Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

1 min

Barbara Cartland
favoritos

Escritora britânica, Mary Barbara Hamilton Cartland nasceu a 9 de julho de 1901, em Edgbaston, nas West Midlands. Acontecimentos trágicos tiveram lugar na sua família, o avô de Barbara suicidou-se após ter ido à falência, o pai morreu em combate no último ano da Primeira Grande Guerra, na Flandres.

Barbara Cartland estudou no Malvern Girls College e na Abbey House, em Netley Abbey, instituições para meninas de orientação religiosa. Viúva mas empreendedora, a mãe decidiu-se por abrir o seu próprio negócio na grande capital. Assim, montou uma loja de roupa em Kensington, bairro de Londres onde se situa o Castelo Real, a Oeste de Hyde Park, e onde se podem visitar os museus de Belas-Artes, História Natural e Ciência e Técnica.
Barbara Cartland debruçou-se na escrita do seu primeiro romance aos vinte anos, tentando depois acelerar o seu ritmo ao contribuir para jornais de nomeada como o Daily Express, não obstante contribuindo com colunas de mexericos.

A publicação do seu primeiro romance, Jigsaw, em 1925, veio confirmar a sua vocação e, pela popularidade, apresentá-la ao seu futuro esposo, Alexander George McCorquodale, com quem casou em 1927, tornando-se assim madrasta da Condessa Spencer, por sua vez parente por afinidade da falecida Princesa de Gales, Diana Spencer. Divorciou-se em 1935 para casar com um primo do seu primeiro marido.

Bastante prolifica, gabava-se de poder escrever um livro numa semana. Refletindo os antigos ideais românticos, aristocráticos e colonialistas do Império Britânico, publicou setecentos e vinte e três livros, tendo figurado no Guinness Book of World Records, por ter escrito vinte e seis no ano de 1983.

Como pequena amostra, publicou First Class, Lady? (1935), Yet She Follows (1945), Love Is An Eagle (1951), A Kiss of Silk (1959) e Running Away to Love (1994), chegando a assinar algumas das suas obras com o seu nome de casada, Barbara McCorquodale.
Faleceu na sua luxuosa propriedade nos arredores de Londres a 21 de maio de 2000.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Barbara Cartland na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-11 15:52:31]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro