Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

betume
favoritos

Um betume consiste numa mistura impura de hidrocarbonetos, incluindo por vezes depósitos de petróleo, asfalto ou gás natural, embora por vezes se reserve o termo para um tipo viscoso de alcatrão semelhante ao asfalto.
O betume sólido pode surgir como resíduo da evaporação do petróleo. Se a evaporação ocorrer a partir de um lago de petróleo, o resíduo pode formar um lago de alcatrão ou de asfalto, como acontece em Pitch Lake, Trinidade.
Os betumes são combustíveis e fundem entre 58 e 68 ºC, dando origem a um óleo transparente.
Os betumes podem ser encontrados em Slanik, na Moldávia, em Boryslaw, na Galícia, em Newcastle, na Austrália e em Baku, região petrolífera da Federação Russa.
O betume foi utilizado em tempos antigos como argamassa e para embalsamar pelos egípcios. Atualmente é usado para enxertias, para madeira, para construção de estradas, para o fabrico de tinta negra, como isolante de telhados ou paredes e como produto impermeabilizante.
O betume para enxertias consiste numa massa constituída na sua maior parte por alcatrão que se utiliza para cobrir cortes nas árvores, especialmente depois de uma poda.
O betume para madeira é uma massa plástica feita com pó de madeira, materiais de enchimento e verniz de nitrocelulose que se utiliza para cobrir e encher as zonas deterioradas numa superfície de madeira.
Finalmente, o betume de petróleo é constituído por resíduos da destilação do petróleo ou a parte dos asfaltos naturais e rochas asfálticas solúvel em sulfureto de carbono.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – betume na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-08 08:12:13]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez