Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Caprimulgídeos
favoritos

Família de aves da ordem das Coraciiformes, com 70 espécies, de hábitos noturnos que são capazes de viver em zonas extremamente quentes e inóspitas. São aves de asas e cauda compridas e plumagem macia. A plumagem de cor castanha apresenta nas regiões inferiores listas e as regiões superiores são salpicadas.
São exemplo de Caprimulgídeos o guacharo (Steatornis caripenses), o poto (Nyctibius griseus) e o João-corta-pau (Caprimulgus vociferus). São desta família os noitibós, caçadores de insetos que atuam durante o crespúsculo. Possuem cabeça grande com olhos alongados e bico curto. Boca muito grande, porque as comissuras se abrem quase até ao olho, e rodeada de cerdas.
Voam com grande agilidade, capturando em voo insetos, geralmente, de maior tamanho que os que são caçados durante o dia pelas andorinhas e andorinhões.
O noitibó pertence à família dos Caprimulgídeos
A técnica de caça utilizada pelos noitibós consiste em voar com o bico muito aberto, formando uma espécie de funil ampliado pela série de cerdas dirigidas para a frente, aumentando assim a possibilidade de captação de insetos.
Algumas espécies de noitibós podem hibernar na estação desfavorável. Nessa situação a temperatura do corpo desce de 16 a 18 ºC abaixo do normal e o consumo de oxigénio é praticamente nulo e o coração bate muito lentamente.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Caprimulgídeos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$caprimulgideos [visualizado em 2025-07-13 11:27:22].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix