MOMENTOS WOOK - 20% de desconto em todos os livros

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

Carlo Scarpa
favoritos

Arquiteto italiano, nasceu em 1906, em Veneza, e morreu em 1978, num acidente durante uma viagem ao Japão. Estudou arquitetura, pintura e escultura na academia de Belas Artes de Veneza especializando-se em arquitetura em 1926, ano em que entra como assistente no Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza.
Inicialmente trabalhou sobretudo como designer, realizando projetos de interiores, objetos de vidro para a companhia Venini de Murano. A partir de 1941 foi consultor da Bienale de Veneza tendo organizado diversas exposições.
Na década de 50 começa a desenvolver uma obra arquitetónica de maior envergadura, realizando intervenções e adaptações em monumentos históricos como a adaptação para Museu de Arte do Palazzo Abatellis (1953-54), em Palermo, e sobretudo o projeto para o Museu Castelvecchio (1956-73), em Verona, uma das suas obras primas, construído sobre um edifício de origem medieval com alterações de várias épocas.
A sua obra carateriza-se por o intenso desenho dos detalhes, que adquirem por vezes um design radical, mas estabelecendo um diálogo entre as várias camadas históricas que vai pondo a descoberto e as novas intervenções que se harmonizam com o existente.
Em 1972 foi nomeado Diretor do Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza
O seu último grande projeto, o Banca Popolare di Verona (1977-80) foi terminado pelo seu colaborador Arrigo Rudi.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Carlo Scarpa na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-13 11:20:55]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes