Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

2 min

Cats (musical)
favoritos

Célebre musical britânico, concebido e composto por Andrew Lloyd Webber a partir da obra poética de T.S. Eliot intitulada Old Possum's Book of Practical Cats (de 1939).
O espetáculo estreou a 11 de maio de 1981 no New London Theatre, no West End de Londres, com as interpretações de Elaine Page (que substituiu Judi Dench à última hora), Brian Blessed, Paul Nicholas, Wayne Sleep, Sarah Brightman (transformada anos depois em cantora famosa) e Bonnie Langford, entre outros. Foi produzido por Cameron Mackintosh e pela The Really Useful Theatre Company Limited, encenado por Trevor Nunn e coreografado por Gillian Lynne. Ficaria em cena até ao dia 11 de maio de 2002, exatamente 21 anos depois da sua estreia, o que constitui um recorde mundial, com 8949 representações consecutivas.
A 7 de outubro de 1982, estreou-se a produção de Cats na Broadway, no Winter Garden Theatre, conseguindo também aqui um recorde de 18 anos em cena.
Imagem de "Cats", espetáculo famoso de Andrew Lloyd Webber
A história começa no silêncio da meia-noite. De repente, irrompe música e luz revelando um beco onde o lixo se amontoa. Por momentos, vislumbra-se um furtivo gato a correr. Aos poucos, um por um, os gatos vão aparecendo na sua noite anual de celebração, demonstrando as suas habilidades numa fusão de poesia e dança. Inicialmente, mostram-se relutantes em partilhar o seu mundo secreto com a audiência humana, mas depois acedem a abrir-se. Começam por explicar que os gatos possuem três nomes diferentes: aquele que é usado diariamente pelos seus donos, um mais digno e um outro secreto. Victoria, uma jovem e inocente gata branca, inicia uma dança a solo. Entretanto, Munkunstrap, um grande gato cinzento que é também o narrador do espetáculo, explica que eles - os Jellicle Cats - esperam pelo seu líder, o sábio Deuteronomy, que escolherá qual deles irá no presente ano viajar até Heavyside Layer para renascer para uma outra vida. A partir daqui, cada um dos gatos conta a sua história a partir de números musicais, esperando ser o escolhido para tão especial desígnio: Jennyanydots, Rum Tum Tugger, Grizabella, Ansparagus, Skimbleshanks, Rumpleteazer, Mungojerrie, entre outros.
Da peça que redefiniu o musical moderno, o tema musical mais conhecido é "Memory", imortalizado primeiro por Elaine Page e depois por Barbra Streisand.
O seu esmagador sucesso internacional pode avaliar-se pelos números: visto por mais de 50 milhões de pessoas em mais de 300 cidades de todo o Mundo e representado em 11 línguas.
A 6 de outubro de 2004, o lendário espetáculo chegou a Portugal, estreando no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Cats (musical) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-12-10 08:11:50]. Disponível em

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais