Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

1 min

choupo
favoritos

Designação comum de plantas da família das Salicáceas e do género Populus (choupos).
As espécies pertencentes ao género Populus são árvores caducas, verdes no verão, que podem atingir cerca de 30 metros de altura.
Possuem folhas alternas, simples, geralmente longamente pedunculadas e estipuladas.
Choupos (Populus spp) e sua distribuição em Portugal
Os choupos são árvores ornamentais ou plantadas em zonas húmidas nos vales dos rios
São plantas dioicas, pelo que as flores femininas, com ovário séssil ou subséssil, e masculinas, com seis a 30 estames, se encontram em indivíduos diferentes. As flores dispõem-se em inflorescências, amentilhos pêndulos, que aparecem na primavera antes das folhas. As flores consideradas individualmente são pouco vistosas, encontram-se no eixo de uma bráctea serrada e apresentam um disco nectarífero. A polinização é feita pelo vento.
O fruto é uma cápsula glabra, que contém numerosas sementes com um tufo de pelos compridos. Em geral conservam a sua capacidade germinativa durante uns dias.
O choupo-negro, também comummente conhecido por álamo-negro ou amieiro-negro, possui folhas não tomentosas e inflorescências com brácteas glabras. É uma espécie ripícola e ruderal, oriunda da Europa Oriental e Ásia Ocidental. Produz madeira leve e mole, esbranquiçada e de textura fina. É utilizada em marcenaria, na produção de papel e como planta ornamental.
Na Europa central desenvolvem-se espontaneamente as seguintes espécies: o Populus nigra (choupo-negro), o Populus alba (choupo-branco), o Populus tremula (choupo-tremedor).
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – choupo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-13 04:38:41]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro