Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

2 min

código Morse
favoritos

Réplica do alfabeto baseada em pontos e traços, inventada por Samuel Morse. Morse estudou Física e Química na Universidade de Yale, tendo abandonado estes estudos para se dedicar à pintura, que estudou em Londres, na Real Academia. Notabilizou-se como pintor mas apesar disso, sem conseguir meios de subsistência, regressou aos Estados Unidos da América onde exibiu o seu primeiro invento, uma bomba de água.

Voltou ainda à Europa e, quando regressava de novo ao seu país, conheceu, no barco, Charles Jackson que lhe deu a conhecer os seus estudos sobre a eletricidade e o magnetismo (em outubro de 1832). Desta conversa viria a resultar, em 1835, a invenção do chamado telégrafo de Morse que permitia comunicar, através de impulsos elétricos, a longas distâncias. Foi para tornar viável este tipo de comunicação que Morse criou o código que leva o seu nome.
Telégrafo, transmissor de código morse
Samuel Morse, inventor do "código Morse"

Os pontos e os traços, que formam as unidades básicas que permitem estabelecer a comunicação deste sistema de comunicação, são transmitidos por impulsos elétricos gravados numa tira de papel ou transformados em som ou luz. O ponto tem a duração de cerca de 1/25 segundos e o traço é um sinal ininterrupto com a duração de três pontos. Os sinais que formam cada letra são separados pelo espaço equivalente a um ponto; as letras, que formam a palavra, separam-se pelo espaço que equivale a um traço (três pontos) e as palavras são separadas pelo espaço que equivale a cinco pontos. Assim, surge, por exemplo, o "a" representado por um ponto e um traço, um "b" por um traço e três pontos.

Para além desta significação alfabética Morse criou também a indispensável pontuação: por exemplo o ponto final vale dois pontos mais dois pontos mais dois pontos, uma vírgula vale um ponto um traço um ponto um traço um ponto e um traço. Também os algarismos aparecem significados neste código: o 1 é representado por um ponto e quatro traços, o 2 por dois pontos e três traços.

A invenção deste tipo de comunicação e do telégrafo foi muito importante para os ingleses durante a Guerra da Crimeia e para os americanos durante a Guerra Civil Americana. O código morse foi muito usado e era essencial nas comunicações em alto mar ou intercontinentais, contudo, com os novos modos de comunicação do século XX este código começou a cair em desuso.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – código Morse na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-12-08 05:41:22]. Disponível em

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais