Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

1 min

colibri
favoritos

Designação de pequenas aves da família dos Troquilídeos constituída por 350 espécies diferentes. São também conhecidas por beija-flor e pássaros-mosca.
O pássaro mais pequeno do mundo é um colibri que vive em Cuba (Calypte helena) e o maior colibri das 350 espécies é o colibri-gigante (Patagona gigas) dos Andes que é do tamanho de um andorinhão. As formas e cores dos colibris são muito variáveis.

As magníficas cores dos colibris não são devidas a pigmentos mas à interferência dos raios luminosos na estrutura prismática das formações pilosas das penas que decompõe o espetro solar. Voam com movimento rapidíssimo das asas, podendo mesmo voar para trás o que facilita a colheita de sucos e néctares florais seu principal alimento. Sugam o néctar 50 a 60 vezes por dia.

O colibri-gigante (Patagona gigas) tem um comprimento total de 18,5 centímetros. O comprimento do bico é de 4,25 centímetros. Alimentam-se de suco e néctares das flores e pequenos insetos. O seu habitat é variável mas prefere o matagal que é uma verdadeira floresta andina. Na época do acasalamento a fêmea constrói o ninho, que consiste em minúsculas e frágeis estruturas em forma de taça, colocadas entre a folhagem. Geralmente a fêmea utiliza na construção do ninho algodão, musgo, líquenes e teias de aranha.

Os colibris também são conhecidos por beija-flor ou pássaro-mosca
A postura é de dois ovos que originam juvenis nus e cegos, mas com crescimento rápido. Deixam o ninho ao fim de vinte e dois ou vinte e quatro dias de vida. A primeira plumagem, visto não chegarem a ter penugem, é idêntica à dos adultos.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – colibri na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-15 16:51:50]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro