Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Como Água para Chocolate
favoritos

Drama romântico mexicano produzido e realizado em 1993 por Alfonso Arau. De título original Como Agua para Chocolate, adapta o conhecido romance homónimo de Laura Esquível, autora também do argumento. As principais interpretações estiveram a cargo de Lumi Cavazos, Marco Leonardi, Regina Torne, Mário Ivan Martinez e Ada Carrasco, entre outros.
No início do século XX, vivem num pequeno rancho mexicano três irmãs com a sua repressiva mãe (Regina Torne). Tita (Lumi Cavazos), a irmã mais nova, está proibida por tradição familiar de se casar ou ter filhos até ao momento da morte da mãe. Tudo corre bem até ao dia em que a jovem Tita se apaixona por Pedro (Marco Leonardi). Quando este sabe que não se pode casar com Tita, aceita tornar-se noivo da sua irmã mais velha, Rosura, na esperança de assim poder ter oportunidade de estar com a sua amada. Tita tem a particularidade de os seus cozinhados possuírem propriedades mágicas. O brutal desgosto amoroso que sofreu acaba por afetar também os pratos que confeciona: todos os que provarem as suas iguarias sentem o desgosto com a mesma intensidade. Estes estranhos poderes permanecem depois do casamento de Pedro e Rosura, mas Tita e Pedro acabam por iniciar uma ligação secreta.
O título do filme remete para a confeção do chocolate quente a partir da junção de água a ferver com chocolate, fazendo uma analogia com a paixão. É um filme que ilustra a tradição do realismo mágico, característica da literatura sul-americana. Pontua a narrativa romântica com diversos momentos surreais e dota de uma forte carga erótica as diversas sequências em que a gastronomia é a estrela. Apesar de tocar temas densos como a morte e a guerra, o filme mantém uma tónica leve e bem-humorada, seguindo mais os padrões da comédia romântica de Hollywood. Foi nomeado para o Globo de Ouro, o BAFTA e o Independent Spirit Award de Melhor Filme Estrangeiro.
Laura Esquível, autora do bestseller <i>Como Água Para Chocolate</i>, editado em 1989
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Como Água para Chocolate na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-21 15:54:00]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto