Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Concerto em Mi Maior para Clarinete e Bateria
favoritos

Contemporâneos dos movimentos e iniciativas que transformaram as faces da poesia nos anos 60, nomeadamente a publicação da coletânea Poesia 61 ou o desenvolvimento da poesia concreta e experimental, os textos reunidos em Concerto em Mi Maior para Clarinete e Bateria de Salette Tavares, publicados em 1961, denunciam a preocupação em operar experiências sobre o material verbal, através do jogo com a sua disposição visual (valoração do espaço branco, das possibilidades combinatórias que oferece uma disposição horizontal e vertical do verso) e da exploração das potencialidades fónicas do significante, com recurso a uma regularidade rítmica que não exclui processos tradicionais como a rima (cf. "Nem já os rios se abrirão sob os teus passos"). Este experimentalismo não se esgota, porém, no prazer do jogo versificatório, sugerindo paralelamente um envolvimento subjetivo no tratamento das implícitas e desencontradas trajetórias do amor: "Sangram agora banais / os dias de nosso amor / sem teus lábios em meus seios / sem meu leite em tuas mãos" ("Segundo Andamento, tempo giusto").
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Concerto em Mi Maior para Clarinete e Bateria na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-22 06:11:26]. Disponível em
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Concerto em Mi Maior para Clarinete e Bateria na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-22 06:11:26]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe