As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

2 min

Def Leppard
favoritos

Os Def Leppard, grupo rock inglês, tiveram as suas raízes nos Atomic Mass, grupo que o baixista Rick Savage (n. 1960-12-02, Sheffield, Inglaterra) e o guitarrista Pete Willis (n. 1960-02-16, Sheffield, Inglaterra) formaram ainda na sua adolescência, em 1977, na cidade inglesa de Sheffield. Pouco tempo depois, o vocalista Joe Elliot (n. 1959-08-01, Sheffield, Inglaterra) entrou para o grupo, sugerindo o nome Deaf Leopard. Após a alteração ortográfica para Def Leppard e a entrada do baterista Tony Kenning, o grupo começou a tocar em bares e, no espaço de um ano, integraram um segundo guitarrista, de nome Steve Clark (n. 1960-04-23, Hillsborough, Inglaterra, m. 1991-01-08, Londres, Inglaterra). Em 1978, e após a substituição de Kenning por Frank Noon, a banda gravou um EP intitulado Getcha Rocks Off, tendo conseguido algum destaque na BBC. Após este lançamento, o baterista Rick Allen (n. 1963-11-01, Derbyshire, Inglaterra) entrou para o grupo.
O passo seguinte foi a assinatura de contrato com o empresário Peter Mensch (que trabalhava com os AC/DC), que, por sua vez, lhes assegurou um contrato com a editora Mercury.
O álbum de estreia, On Through the Night (1980), foi um sucesso em Inglaterra, possibilitando-lhes abrir os concertos de artistas consagrados como Ozzy Osbourne, Sammy Hagar ou os Judas Priest. Seguiu-se High n' Dry (1981), álbum que contou com produção de Robert John "Mutt" Lange, considerado ao longo da história da banda, o seu sexto elemento. High n' Dry atingiu a marca da platina nos EUA, em grande parte graças à insistência com que o tema "Bringin' on the Heartbeat" passou na MTV. Esta estação televisiva teria mesmo um papel fundamental no sucesso do grupo durante a década de 80.
Durante as gravações do terceiro álbum de originais, o grupo despediu Pete Willis devido a problemas de alcoolismo, tendo recrutado o guitarrista Phil Collen (n. 1957-12-08, Londres, Inglaterra). Surgiu então Pyromania (1983), cujos singles "Photograph" e "Rock of Ages" consolidaram o estatuto internacional do grupo.
Na véspera do ano novo de 1985, o baterista Rick Allen perdeu um braço num acidente de automóvel. Alguns meses após o acidente, Allen começou a aprender a tocar, com um braço apenas, numa bateria especialmente concebida para si. O grupo voltou às gravações em 1986 e, um ano depois, editou Hysteria, um dos maiores sucessos comerciais da sua história. Durante dois anos, singles como "Animal", "Hysteria", "Pour Some Sugar On Me", "Love Bites", "Armaggedon It" e "Rocket" elevaram os Def Leppard a sensação mundial do chamado pop-metal.
O início dos anos 90 ficou marcado pela morte de Steve Clark devido à mistura exagerada de álcool e medicamentos. O grupo continuou a sua atividade como um quarteto e assim lançou o trabalho Adrenalize (1992), que incluiu os êxitos "Let's Get Rocked", "Heaven Is", "Make Love Like a Man" e "Have You Ever Needed Someone So Bad". Pouco tempo após esta edição, entrou para o grupo Vivian Campbell (n. 1962-08-25, Belfast, Irlanda do Norte), ex-guitarrista dos Whitesnake.
Em 1993, foi editado Retro Ative, um conjunto de raridades do grupo, que incluiu os temas "Miss You in a Heartbeat", "Two Steps Behind" e "Action".
A segunda metade dos anos 90 não trouxe boas recordações ao grupo em termos comerciais. Apesar do sucesso da coletânea dos seus maiores êxitos, Vault (1995), da qual fez parte o original "When Love & Hate Collide", os álbuns Slang (1996) e Euphoria (1999) encarregaram-se de demonstrar que os tempos áureos dos Def Leppard haviam passado. Ainda assim, a banda regressou aos estúdios e editou X (2002). O disco é considerado demasiado soft e sem grande qualidade. As vendas confirmaram o fracasso previsto, afundando a banda numa letargia distante do mediatismo de outros tempos.

Capa do álbum "Hysteria" (1987) dos Def Leppard
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Def Leppard na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-14 19:47:52]. Disponível em

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais