MOMENTOS WOOK - 20% de desconto em todos os livros

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

Dominique Pire
favoritos

Clérigo e pedagogo belga, de nome Georges Pire, nascido a 10 de fevereiro de 1910, em Dinant, e falecido em 1969, em Louvain. Ingressou na Ordem dos Dominicanos aos 18 anos, onde se tornou Frei Henri Dominique Pire. Estudou Teologia em Roma entre 1932 e 1936, entretanto foi ordenado padre em 1934. Licenciou-se em 1937 em Ciências Sociais e Políticas e foi professor de filosofia moral e sociologia. Fez parte da Resistência durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1946 foi padre na paróquia de la Sarte até 1953.
Enquanto se formava em Ciências Sociais e Políticas, foi testemunha da miséria humana. No intuito de ajudar os necessitados, funda em 1938 o serviço que hoje é conhecido por Service d'Entraide Familiale. Lutou sempre ativamente a favor dos refugiados, foi assim que surgiu em finais dos anos 50 a organização Europe du Couer. Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1958, pela ajuda às pessoas deslocadas, na Europa, após a Segunda Guerra Mundial. Em seguida, Dominique Pire criou a Université de Paix, organização que visa ensinar aos jovens formas de combater a violência que leva às guerras e de procurar novos meios de alcançar um clima de paz.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Dominique Pire na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-23 16:44:01]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes