Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

2 min

Eagles
favoritos

Os elementos fundadores do grupo musical norte-americano Eagles - Glenn Frey (1948-), Bernie Leadon (1947-), Randy Meisner (1946-), e Don Henley (1947-) - constituíram originalmente a banda de suporte da cantora Linda Ronstadt até fundarem, em 1971, na cidade de Los Angeles, um dos mais prósperos grupos norte-americanos da década de 70. Todos os quatro membros do grupo cantavam, embora Henley e Frey assumissem a maior parte das vocalizações.
Em junho de 1972, lançaram o álbum homónimo de estreia, que constituiu êxito moderado e incluiu os singles "Take It Easy", "Witchy Woman", e "Peaceful Easy Feeling".
Precedido do pouco feliz Desperado (1973), surgiu, em 1974, o álbum On the Border, que contou com o guitarrista Don Felder (1947-). Atingindo em três meses a marca do ouro, este trabalho produziu o primeiro número um do grupo, o single "Best of My Love".
Capa do álbum "Hell Freezes Over" (1994) dos Eagles
Seguiu-se One of These Nights (1975), do qual fizeram parte os temas "Lyin' Eyes" (vencedor de um Grammy) e "Take It to the Limit". Em 1976, o grupo viu sair Leadon, que foi substituído por Joe Walsh (1947-), e lançou a coletânea dos seus maiores êxitos, álbum que teve o mérito de destronar Thriller de Michael Jackson como o disco mais vendido de sempre. No final do ano foi lançado Hotel California que, para além do aclamado tema-título, incluiu "New Kid in Town" e "Life in The Fast Lane".
Em 1977, Meisner deixou o grupo e foi substituído por Timothy B. Schmit (1947-). Dois anos mais tarde, em 1979, surgiu The Long Run, outro grande êxito do qual fizeram parte canções como "Heartache Tonight", "I Can't Tell You Why" e o tema-título. Em 1980, o grupo lançou um álbum ao vivo e, no ano seguinte, deu por encerrada a sua atividade. Todos os cinco membros do grupo enveredaram por carreiras a solo, tendo Don Henley sido o mais bem sucedido (conquistou um prémio Grammy pelo álbum The End Of The Innocence).
Em 1994, o grupo voltou a reunir-se para uma digressão de verão e gravou um novo álbum que incluiu a aparição no MTV Unplugged e ainda alguns temas inéditos gravados em estúdio, como é o exemplo de "Love Will Keep Us Alive". O trabalho foi intitulado Hell Freezes Over e vendeu mais de seis milhões de cópias em 1995 nos Estados Unidos da América. Com este álbum, os Eagles conquistaram três Prémios da Música Americana, incluindo Melhor Álbum e Melhor Grupo Pop, e obtiveram nomeações para quatro prémios Grammy.
Os Eagles só voltaram a juntar-se em 1998, por altura da sua designação para o Rock and Roll Hall of Fame, atuando em conjunto o alinhamento da banda na altura e os dois membros antigos, Leadon e Meisner. A 31 de dezembro do ano seguinte, nas comemorações do milénio, gravaram um concerto no Staples Center, em Los Angeles, e incluíram esse registo na edição especial retrospetiva de 2000, intitulada Selected Works: 1972-1999. Em 2003, a Warner lançou Eagles - The Complete Greatest Hits, um disco duplo que reunia os principais êxitos da banda, entre os quais "Hotel California", "Take it Easy", "New Kid in Town" e "Tequila Sunrise".
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Eagles na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-12-06 17:41:13]. Disponível em

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais