Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Equisetáceas
favoritos

Família de plantas traqueófitas, da divisão das equisetíneas, que se encontra distribuído por um único género, Equisetum, distribuído por cerca de 15 espécies.
São plantas herbáceas, terrestres a aquáticas, rizomadas, isospóricas.

As Equisetáceas (Equisetacea) são cosmopolitas, distribuindo-se por todos os continentes, embora não se encontrem na Austrália, Nova Zelândia e Antártica.
O caule das Equisetáceas (Equisetacea) é aéreo, fistuloso, articulado, simples ou com ramificação verticilada. Pode atingir os oito metros de altura, embora na maioria das espécies não ultrapasse um metro de altura. O rizoma é horizontal e subterrâneo.

Cavalinha, também conhecida por rabo de cavalo
As folhas são pequenas (microfilos) com uma só nervura, verticiladas e unidas na base formando uma bainha.

Os esporófilos reúnem-se em estróbilos terminais, com os esporângios dispostos no bordo da superfície interna. Os esporos são uniformes, com quatro bandas higroscópicas.

Os protalos são ramificados, clorofilinos e crescem à superfície do solo. Podem ser monoicos ou dioicos. Os anterozoides são multiflagelados.

Em Portugal a espécie Equisetum ramosissimum, também vulgarmente conhecida por pinheirinha ou cavalinha, apresenta caules uniformes ramosos e estróbilos com um comprimento entre os seis e 12 milímetros.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Equisetáceas na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$equisetaceas [visualizado em 2025-07-18 05:45:45].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix