Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

Escrictiídeos
favoritos

Família de mamíferos da ordem dos cetáceos com uma única espécie, segundo a classificação do zoólogo sueco Age Jonsgrad que utilizou uma classificação extremamente simples para classificar os cetáceos.
A baleia cinzenta (Eschrichtius gibbosus) é a única espécie desta família. Chega a ter o comprimento de 15 metros e o seu habitat original é o Pacífico Norte.
Contudo, já se encontraram ossos de indivíduos desta espécie no mar da costa holandesa, o que leva a supor que também se encontram no oceano Atlântico.
Migra das águas árticas do Pacífico Norte para águas pouco profundas na costa da Califórnia onde se reproduz. Tem uma boca muito grande, com 2 a 4 sulcos profundos na garganta. Perto da cauda apresenta uma série de pequenas protuberâncias e não apresenta barbatana dorsal. As suas barbas, densas e curtas, filtram a água e retêm os pequenos animais que constituem a sua alimentação.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Escrictiídeos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-25 05:52:21]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes