Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

2 min

fandango
favoritos

Dança tradicional em toda a Península Ibérica, o fandango mantém em todas as suas versões regionais algumas características semelhantes em termos musicais, tais como o compasso ternário, tempo vivo e uma acentuação muito ritmada. Características que, de resto, são comuns a outro tipo de danças populares, tanto em Espanha, com a malagueña, ou em Portugal, com o vira. Os instrumentos musicais utilizados são a harmónica, também chamada de "piano de cavalariça", e a gaita de beiços na Estremadura, enquanto que no Minho o fandango toca-se com a gaita de foles, as violas, clarinete, ferrinhos e pandeiro. No Alentejo e no Algarve, os instrumentos preferidos são o pífaro, a gaita de foles, o bandolim e as castanholas.

A grande divergência entre as várias versões de fandango existentes na Península reside na coreografia da dança que apresenta diferenças significativas. Em Portugal, o fandango dança-se com diferentes coreografias. Na zona raiana, o fandango dança-se como em Espanha, com sapateado e com os braços ondulando em arco por cima da cabeça - o El Musafaha dos mouros e ciganos -, as mãos com castanholas a marcar o ritmo, os bailarinos aproximam-se e afastam-se com volteios de verdadeira sedução, em movimentos herdados do maneio dos quadris e da umbigada trazidos de África. Este tipo de dança seria provavelmente o mais popular em toda a península até ao fim do século XIX, já que tanto o bolero e o flamengo espanhóis como o fado dançado português e posteriormente as danças luso-brasileiras da fofa e do lundum viriam a ser influenciadas pelo fandango.

No Ribatejo, o fandango apresenta um carácter talvez único em toda a península, sendo dançado unicamente com os pés, como num jogo, que nada tem a ver com o sapateado andaluz com os dançarinos colocados um face ao outro. Os braços estão imobilizados junto ao corpo e as mãos são encostadas à parte superior do peito com os polegares estendidos e encostados às axilas. A arte desta versão ribatejana do fandango está no jogo de pés que inclui algumas mudanças de flexão das pernas com elevação lateral com as mãos a descer e a tocar os pés de forma não sincronizada. O corpo mantém-se estático durante praticamente toda a dança e alguns dançarinos são tão hábeis que chegam a dançar com cestos ou copos na cabeça.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – fandango na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-16 14:55:48]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez