Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

Felismina Alcântara
favoritos

Professora e educadora portuguesa, Felismina Elisa Serrano Correia Alcântara nasceu em 1898, em Coimbra, no Centro de Portugal.

Em 1922, formou-se em Ciências Matemáticas na Universidade de Coimbra e, entre 1921 e 1923, lecionou no Liceu Infanta D. Maria. Neste último ano, foi para Penalva do Castelo, para onde o marido, Sebastião Alcântara, tinha sido nomeado como Notário.

Dedicou-se, primeiramente, ao ensino particular, revelando logo uma nata vocação para o ensino. Mais tarde, juntamente com o marido, criou várias escolas: em 1935, o Colégio de São José, em Castendo, em seguida, o Colégio de S. José (para rapazes) e o Colégio de Santa Maria (para raparigas), ambos em Mangualde. Conhecida por "a Senhora", Felismina Alcântara, com dedicação e esforço, conseguiu projetar os colégios no panorama do ensino em Portugal, em resultado da qualidade de ensino e dos bons resultados dos alunos. Em 1965, por ocasião do 30.º aniversário da fundação dos colégios, o Presidente da República, em reconhecimento das virtudes da educadora, atribuiu-lhe a Medalha de Mérito da Instrução Pública.

Em 1974, a atividade dos colégios foi suspensa e as instalações passaram a ser usufruídas pela Escola Secundária de Mangualde, que, em 1998 (o centenário do seu nascimento), adquiriu o nome de Felismina Alcântara.

Faleceu a 19 de julho de 1978, em Mangualde.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Felismina Alcântara na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-09 23:32:38]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez