As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

Ferdinand de Saussure
favoritos

Notável linguista suíço, Ferdinand de Saussure nasceu em 1857, em Genebra (Suíça), e faleceu em 1913.
Doutorado pela Universidade de Leipzig na área da Linguística, foi professor da École des Hautes Études em Paris. Lecionou também sânscrito e línguas indo-europeias na Universidade de Genebra. Aqui, iniciou em 1907 as lições que deram origem à conhecida obra Cours de Linguistique Générale (Curso de Linguística Geral, publicado postumamente, em 1916, a partir dos apontamentos dos alunos de Saussure).
A obra de Saussure estabeleceu diversos pressupostos teóricos que são considerados os princípios fundadores da moderna ciência linguística. Destacam-se a distinção entre langue e parole (conceitos geralmente traduzidos por língua e fala) e a análise sincrónica da língua, contrastante com os estudos históricos que dominaram a Linguística ao longo do século XIX. A partir deste momento, as línguas passam a ser entendidas como sistemas coerentes em si, importando mais analisar as relações entre os elementos que as constituem do que procurar as suas linhas de evolução e os pontos de contacto entre os vários idiomas.
Saussure, autor suiço, considerado o pai da linguística moderna
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Ferdinand de Saussure na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-18 10:53:43]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron