MOMENTOS WOOK - 20% de desconto em todos os livros

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

fosfato
favoritos

O fósforo tem um tamanho ligeiramente maior que o enxofre e, portanto, forma um grupo tetraédrico com o oxigénio. Este grupo, o tetraedro PO43-, é, como o tetraedro dos sulfatos, um radical independente que não pode compartilhar oxigénio ou formar grupos polimerizados. Todos os fosfatos são constituídos por este ião fosfato como unidade estrutural fundamental.
A apatite é o fosfato mais importante e abundante. Forma solução sólida em certos aniões, por substituição do flúor pelo cloro e hidroxilos, e, com menos frequência, por substituição do fosfato por grupos carbonato. O cálcio pode ser substituído por manganésio, estrôncio e outros catiões.
Estas substituições iónicas complexas são típicas dos fosfatos e implicam, em geral, relações químicas e estruturas muito complicadas.
Os fosfatos constituem um grupo numeroso mas muitos dos minerais são muito raros.
O maior jazigo mundial de apatite é o de Kirovsk, na península de Kola, na Rússia, dependente de formações de rochas alcalinas. A apatite é um fosfato de formula A5(XO4)3 (F, Cl, OH), em que A pode ser cálcio (Ca), estrôncio (Sr), chumbo (Pb), sódio (Na) e potássio (K), e X pode ser fósforo (P), arsénio (As), vanádio (V) e silício (Si).
São também fosfatos a brasilianite (fosfato hidratado de sódio e alumínio), a monazite (fosfato de terra rara), a herdesite (fosfato de berilo e cálcio), a ambligonite (fosfato hidratado de alumínio e lítio) e a piromorfite (fosfato de chumbo).
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – fosfato na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-17 12:04:37]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes