Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

2 min

Frank Zappa
favoritos

Guitarrista e compositor norte-americano, Frank Vincent Zappa nasceu a 21 de dezembro de 1940, em Baltimore, Maryland.

Considerado por muitos um dos maiores compositores da música rock foi buscar influências a campos tão distintos como os clássicos contemporâneos Stravinsky, Stockhausen e Varese, o rock & roll dos anos 50 e o rock pesado da década de 70. Em 1964, juntou-se aos The Soul Giants, que dois anos mais tarde evoluíram para The Mothers, cujo repertório era constituído por temas de Frank Zappa. Em 1966, surgiu o primeiro álbum do grupo (entretanto rebatizado pela editora como The Mothers of Invention), Freak Out!, o primeiro duplo-álbum de música rock, incluiu a canção-protesto "Trouble Every Day" e um tipo de humor satírico que os converteu imediatamente em objeto de culto.

Outros álbuns com os Mothers of Invention incluíram Absolutely Free (1967), que incluiu temas como "Brown Shoes Don't Make It" e "Plastic People"; We're Only in it for the Money (1968), paródia ao álbum Sgt. Pepper's dos Beatles; Cruising with Ruben & the Jets (1967); e Uncle Meat (1969), registo de um concerto no Royal Albert Hall de Londres. Até final dos anos 60, a formação do grupo foi aumentada, tendo a sua sonoridade evoluído no sentido de um jazz-rock instrumental.

Dos cerca de 60 álbuns gravados a solo e com os Mothers of Invention, destacam-se ainda Hot Rats (1969), o seu primeiro álbum a solo, 200 Motels (1971), Fillmore East June (1971), The Grand Wazoo (1973), Over-nite Sensation (1973), Sheik Yerbouti (1979), Drowning Witch (1982), e Jazz From Hell (1986), que lhe valeu um prémio Grammy.
Gravou com a sua filha, Moon Unit, um dos seus poucos êxitos pop, "Valley Girl", em 1982.

Em 1989 publicou a sua autobiografia, The Real Frank Zappa Book.
Morreu a 4 de dezembro de 1993, depois de uma carreira de cerca de 60 álbuns. Frank Zappa é um nome incontornável da música, especialmente do rock'n'roll. Conseguiu a façanha curiosa de atingir a fama, sem ser muito conhecida a sua obra. Contudo, os seus mais fiéis seguidores recordam o seu humor e sarcasmo, muitas vezes escatológico, difundido numa imensidão de lançamentos que fazem de Zappa um dos mais prolíficos músicos de sempre.

Diversas compilações da sua obra têm sido editadas: The Best Band You Never Heard in Your Life (1991), um registo ao vivo de Frank Zappa com os Mothers of Invention, que inclui versões de clássicos de Jimi Hendrix ("Purple Haze") e dos Led Zeppellin ("Stairway to Heaven") é um bom exemplo da dinâmica em palco do músico. Uma nota também para a série Old Masters Box, editada em três tomos, que reúne alguns dos temas mais representativos do músico e muitas raridades.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Frank Zappa na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-21 00:25:54]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez