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Giovanni Battista Pergolesi
Compositor italiano, nascido em Jesi, perto de Ancona, a 4 de janeiro de 1710, e falecido a 16 de março de 1736, em Pozzuoli. Estudou música, tendo aulas de violino com Francesco Mondini, demonstrando uma notável aptidão. Aos 16 anos de idade foi convidado a ingressar no Conservatório dei Poveri di Gesu Cristo em Nápoles. Aí estudou música, composição e canto durante cinco anos. As suas propinas foram pagas por um aristocrata de Jesi, que resolveu investir no jovem talento.
A sua mestria técnica com o violino e a sua facilidade de improviso foram elogiadas unanimemente por todos os professores.
Em 1727, e depois de frequentar o conservatório durante um ano, a sua família sofreu um revés: a morte da sua mãe. Com a família a atravessar um período bastante difícil em todos os aspetos, Pergolesi decidiu começar a compor profissionalmente. Muita da música de câmara e concertos para violino que nunca foram catalogados cronologicamente, e que, na sua maioria, foram tornados públicos postumamente, foram com alguma certeza compostos neste período.
O seu primeiro trabalho a captar as atenções foi o drama sagrado "La Conservatione di San Guglieme d'Aquitania" (1731). Da mesma época é também o pequeno intermezzo humorístico "Il Maestro di Musica", que teve um considerável sucesso, e captou a atenção daqueles que viriam a ser seus futuros mecenas: o Príncipe de Stigliano, o Príncipe de Avellino e o Duque Maddaloni. Em 1732, tornou-se maestro da capela do Príncipe de Stigliano.
No ano seguinte, e após a morte de seu pai, a sua ópera Ricimero e o seu intermezzo Il Geloso Schernito não foram muito bem recebidos pelo público.
Decidido a tentar algo que não o teatro, Pergolesi mudou para a música instrumental, compondo mais de 30 sonatas para violino e baixo, para o Príncipe de Stigliano. Vinte e quatro desses trabalhos foram editados em Londres, bastante tempo após a sua morte.
De volta ao teatro, Pergolesi compôs uma obra deliberadamente napolitana, Lo Frate 'Nnamorato (libreto de G. Federico), que foi recebida com enorme entusiasmo.
Um ano mais tarde, compôs uma ópera, Il Prigioner Superbo, e um intermezzo em tom de comédia, La Serva Padrona. A ópera teve um enorme sucesso e o intermezzo tornou-se no mais famoso de todos do género.
Dois anos de sucesso foram culminados com a entrada de Pergolesi ao serviço do seu novo mestre, Marizio IV Carafa, Duque de Maddaloni, em 1734. Viajou para Roma, onde teve o privilégio de ver a sua obra Mass in F posta em cena. Contudo, o êxito desta obra foi efémero. A sua produção seguinte, em Roma, seria desastrosa - L'Olimpiade foi muito mal recebida pelo público, sendo até arremessados objetos para o palco.
Pergolesi respondeu, compondo uma nova obra, a ópera Buffa Il Flaminio, e levando-a à cena em Nápoles. Esta comédia de três atos teve êxito e acabou por ser a sua última ópera.
Por esta altura, Pergolesi, tuberculoso, estava debilitado fisicamente e, sentindo o tempo a escassear, deixou de compor, optando por organizar de uma vez por todas a sua vida. O Duque de Maddaloni autorizou-o a viver os últimos dias de vida em Pozzuoli, numa propriedade sua. Pergolesi já não pensava poder voltar a Nápoles e deixou ordens à sua tia para tomar posse de todos os seus bens, que deixou para trás. Acabou por falecer em Pozzuoli, com apenas 26 anos de idade.
A sua mestria técnica com o violino e a sua facilidade de improviso foram elogiadas unanimemente por todos os professores.
Em 1727, e depois de frequentar o conservatório durante um ano, a sua família sofreu um revés: a morte da sua mãe. Com a família a atravessar um período bastante difícil em todos os aspetos, Pergolesi decidiu começar a compor profissionalmente. Muita da música de câmara e concertos para violino que nunca foram catalogados cronologicamente, e que, na sua maioria, foram tornados públicos postumamente, foram com alguma certeza compostos neste período.
No ano seguinte, e após a morte de seu pai, a sua ópera Ricimero e o seu intermezzo Il Geloso Schernito não foram muito bem recebidos pelo público.
Decidido a tentar algo que não o teatro, Pergolesi mudou para a música instrumental, compondo mais de 30 sonatas para violino e baixo, para o Príncipe de Stigliano. Vinte e quatro desses trabalhos foram editados em Londres, bastante tempo após a sua morte.
De volta ao teatro, Pergolesi compôs uma obra deliberadamente napolitana, Lo Frate 'Nnamorato (libreto de G. Federico), que foi recebida com enorme entusiasmo.
Um ano mais tarde, compôs uma ópera, Il Prigioner Superbo, e um intermezzo em tom de comédia, La Serva Padrona. A ópera teve um enorme sucesso e o intermezzo tornou-se no mais famoso de todos do género.
Dois anos de sucesso foram culminados com a entrada de Pergolesi ao serviço do seu novo mestre, Marizio IV Carafa, Duque de Maddaloni, em 1734. Viajou para Roma, onde teve o privilégio de ver a sua obra Mass in F posta em cena. Contudo, o êxito desta obra foi efémero. A sua produção seguinte, em Roma, seria desastrosa - L'Olimpiade foi muito mal recebida pelo público, sendo até arremessados objetos para o palco.
Pergolesi respondeu, compondo uma nova obra, a ópera Buffa Il Flaminio, e levando-a à cena em Nápoles. Esta comédia de três atos teve êxito e acabou por ser a sua última ópera.
Por esta altura, Pergolesi, tuberculoso, estava debilitado fisicamente e, sentindo o tempo a escassear, deixou de compor, optando por organizar de uma vez por todas a sua vida. O Duque de Maddaloni autorizou-o a viver os últimos dias de vida em Pozzuoli, numa propriedade sua. Pergolesi já não pensava poder voltar a Nápoles e deixou ordens à sua tia para tomar posse de todos os seus bens, que deixou para trás. Acabou por falecer em Pozzuoli, com apenas 26 anos de idade.
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Como referenciar
Porto Editora – Giovanni Battista Pergolesi na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-12-05 16:10:58]. Disponível em
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