Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

gorila
favoritos

Mamífero da ordem dos primatas, a que pertencem os humanos, e da família dos Pongídeos com uma única espécie. O gorila (Gorilla gorilla) vive em escassas áreas da África Equatorial. Tem um aspeto imponente, pelo muito escuro e a pele da face e outras partes do corpo negras. Os membros anteriores são mais compridos que os posteriores. Possui orelhas pequenas e orifícios nasais largos. A cabeça tem uma configuração maciça e robusta devido, principalmente nos machos, a uma crista sagital. As mãos e pés são largos e fortes, o pescoço é curto e musculoso, o peito é amplo e o ventre é muito descaído. O machos adulto apresenta os pelos das espáduas prateados. A sua altura, em pé, pode atingir 1,80 metros e o peso de 200 quilos. A fêmea é geralmente mais pequena.
Alimenta-se exclusivamente de vegetais, rebentos, caules, folhas, frutos, etc.
A gestação tem a duração de 250 a 270 dias e origina uma cria, excecionalmente, gémeos. Ao nascer pesa cerca de 2 e 2,5 quilos. Cresce rapidamente mas só consegue seguir os movimentos com os olhos ao fim de um mês de idade.
"Snowflake", gorila albino do jardim zoológico de Barcelona
Os gorilas machos distinguem-se pela corpulência e pela mossa na parte posterior da cabeça
O gorila é, atualmente, o símio de maior porte físico
Apresenta duas subespécies bem diferenciadas, o gorila ocidental (Gorilla gorilla gorilla) e o gorila de montanha (Gorilla gorilla beringei) com pelo muito mais comprido e os braços relativamente mais curtos. A terceira subespécie, é o gorila oriental (Gorilla gorilla graueri) que habita terras baixas.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – gorila na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-09 18:09:13]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez