Grutas de Altamira
Famosas grutas pré-históricas situadas cerca de 30 km a oeste de Santander, no Norte de Espanha. Foram descobertas por um caçador em 1868. Em 1875 foram encontradas ossadas de animais e instrumentos feitos em sílex e em 1879 foram descobertas pinturas de touros nos tetos. No entanto, a antiguidade dos achados só viria a ser estabelecida na primeira década do século XX, altura em que eles foram datados de 12 000 anos a. C.
Partilhar
Como referenciar
Grutas de Altamira na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$grutas-de-altamira [visualizado em 2026-06-09 10:25:25].
Outros artigos
-
Lagoa de Santo AndréLagoa situada no concelho de Santiago do Cacém, na área da freguesia de Santo André, a cerca de 150
-
Ilha da ArmonaDe um lado está o oceano Atlântico, contido pela barreira das ilhas que se desenvolvem em sentido ma
-
altitudeA altitude consiste na distância vertical entre um ponto da superfície terrestre, como por exemplo o
-
Arenosa do PampelidoPraia, a norte das cidades do Porto e de Matosinhos, onde D. Pedro desembarcou, em 1832, com um exér
-
Grutas Pré-históricas de AlapraiaAs quatro grutas que constituem este conjunto formavam, como locais de enterramento por excelência,
-
arcos insularesArcos insulares são conjuntos de ilhas, a maior parte das vezes vulcânicas, que se distribuem num ou
-
Lagoa de AlbufeiraLagoa do concelho de Sesimbra, no distrito de Setúbal.
-
arco de ilhasConjunto de ilhas, na sua maior parte de origem vulcânica, que se distinguem num ou mais alinhamento
-
Anel de Fogo do PacíficoZona sísmica do globo terrestre onde ocorrem cerca de 70% dos sismos de intensidade média ou alta e
-
Cavernas de AjantaSituadas na Índia a norte de Maharashtra, datam do século II a. C. com o auge das comunidades budist
Partilhar
Como referenciar 
Grutas de Altamira na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$grutas-de-altamira [visualizado em 2026-06-09 10:25:25].