Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Hamamelidáceas
favoritos

Família de plantas dicotiledóneas, constituída por cerca de 25 géneros e cerca de 80 espécies. As Hamamelidáceas (Hamamelidaceae) são arbóreas ou arbustivas, frequentemente com pelos.
As Hamamelidáceas distribuem-se desde zonas tropicais até zonas temperadas. Encontram-se nomeadamente nas regiões subtropicais do leste asiático.
As folhas são, em geral, simples, frequentemente com ramificação dicotómica, inteiras ou recortadas, alternas, palminérveas ou peninérveas e estipuladas.
As flores formam, normalmente, inflorescências, axilares ou terminais, tipo espiga, cacho ou capítulo. São, geralmente, regulares, unissexuais ou hermafroditas. O cálice possui quatro ou cinco sépalas livres ou unidas, muito raramente ausentes. A corola é constituída por quatro ou cinco pétalas, pequenas e estreitas, livres. Na base das pétalas existem, frequentemente, nectaríferos. O androceu é constituído por quatro ou cinco estames, por vezes em maior número, alternantes com as pétalas. O gineceu é formado por dois ou três carpelos unidos pelos menos na base. Os estiletes são separados. O ovário, ínfero ou médio, é anatrópico. Cada lóculo possui um ou vários óvulos.
A polinização é anemófila (feita pelo vento) ou entomófila (feita pelos insetos). A fertilização é muitas vezes retardada após a polinização.
O fruto é uma cápsula lenhosa. A semente é protegida por uma membrana espessa e dura. O embrião é grande e ereto.
Vários géneros de Hamamelidáceas, como o Hamamelis o Distylium e o Loropetalum, são utilizados como plantas ornamentais.
Em Portugal, são cultivadas como plantas aromáticas as da espécie Liquidambar orientalis, originária da Ásia Menor e como ornamental a espécie Liquidambar styraciflua.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Hamamelidáceas na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$hamamelidaceas [visualizado em 2025-07-19 03:12:59].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix