Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura2 min

Jogos Olímpicos de Barcelona, 1992
favoritos

Os Jogos Olímpicos de 1992 foram realizados em Barcelona, Espanha, entre 25 de julho e 8 de agosto. Estiveram em competição 9356atletas em representação de 169 países, numas Olimpíadas marcadas pela ausência de qualquer boicote (as primeiras desde Helsínquia 1952). Cuba e Coreia do Norte voltaram aos Jogos doze anos depois da última presença, em Moscovo, e a África do Sul também regressou após 32 anos de ausência devido à política de discriminação racial (apartheid). A Alemanha competiu pela primeira vez de forma unificada desde 1936, enquanto a antiga União Soviética juntou esforços pela última vez e participou como Comunidade de Estados Independentes (CEI), após a queda do regime comunista e consequentes declarações de independência de vários estados que compunham o anterior império soviético. Samaranch conseguiu concretizar o sonho de reunir uma família olímpica que havia crescido bastante nos últimos anos, fruto das alterações políticas na Europa.
Este foi o ano em que o Comité Olímpico Internacional abriu oficialmente as portas à participação de atletas profissionais, o que levou o basquetebol a ser a modalidade mais beneficiada, com a inclusão da popular equipa americana denominada de "Dream Team", composta pelas grandes "estrelas" da NBA, a liga profissional americana. Magic Johnson, Michael Jordan, Larry Bird, Charles Barkley, Pat Ewing, Karl Malone, ou Scottie Pippen foram alguns dos nomes que deliciaram as assistências e levaram o conjunto norte-americano ao ouro olímpico. No atletismo, o americano Carl Lewis conseguiu um feito inédito ao alcançar o seu terceiro título consecutivo no salto em comprimento, enquanto o seu compatriota Kevin Young estabeleceu um novo máximo mundial nos 400 metros barreiras, ganhando também a medalha de ouro na prova. Na natação foram batidos oito recordes mundiais, com destaque para os americanos Matt Biondi, em masculinos, e Janet Evans, em femininos. O badminton apareceu pela primeira vez como modalidade olímpica nestes jogos. A grande figura dos Jogos de Barcelona acabou por ser o ginasta bielorusso Vitaly Scherbo, que exerceu uma larga superioridade e conquistou seis medalhas de ouro.
A participação portuguesa em Barcelona não foi feliz e os atletas nacionais acabaram por dar uma má imagem do seu valor. Rosa Mota, em quem o país depositava grandes esperanças para renovar o título olímpico na prova da maratona, abdicou à última hora da presença nestes Jogos devido a uma lesão na anca. O melhor resultado português em Espanha foi alcançado pelo canoísta José Garcia, que obteve o sexto lugar na categoria de 1000 metros em K1. No quadro final das medalhas, a CEI obteve o primeiro lugar, ao arrecadar 112 medalhas contra 108 dos norte-americanos.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Barcelona, 1992
Porto Olímpico de Barcelona
Pormenor do Estádio Olímpico de Barcelona
Cobi, a mascote dos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992
Os cinco círculos entrelaçados, símbolo dos Jogos Olímpicos, refletem a união dos cinco continentes
Estádio Olímpico de Barcelona
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Jogos Olímpicos de Barcelona, 1992 na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$jogos-olimpicos-de-barcelona-1992 [visualizado em 2025-07-13 12:54:30].
Outros artigos
ver+
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar Seta para baixo
Jogos Olímpicos de Barcelona, 1992 na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$jogos-olimpicos-de-barcelona-1992 [visualizado em 2025-07-13 12:54:30].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix