Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

John Douglas Cockcroft
favoritos

Físico britânico, nascido em 1897 e falecido em 1967, que, juntamente com Ernest Walton, construiu o primeiro acelerador de partículas, o que lhes permitiu, em 1932, fazerem a primeira transformação nuclear artificial, ao bombardearem um núcleo de lítio com protões. Por este trabalho, foram galardoados com o Prémio Nobel da Física em 1951.
Cockcroft trabalhou no Cavendish Laboratory, sob a orientação de Ernest Rutherford. Aí trabalhou com Peter Kapitza, na conceção de um poderoso eletroíman e com Ernest Walton, na construção de um acelerador de protões.
Durante a Segunda Guerra Mundial, dedicou-se quase exclusivamente à construção de um radar e de um reator nuclear no Canadá. De regresso a Inglaterra, em 1946, foi o primeiro diretor do Atomic Energy Research Establishment, em Harwell. Em 1961, recebeu o Prémio Átomos para a Paz.
John Douglas Cockcroft, Prémio Nobel da Física em 1951
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
John Douglas Cockcroft na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$john-douglas-cockcroft [visualizado em 2025-06-13 13:42:05].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac