Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

3 min

Johnny Cash
favoritos

Cantor, compositor e ator norte-americano, Johnny Cash nasceu a 26 de fevereiro de 1932, em Kinsland, Arcansas, nos Estados Unidos da América, e faleceu aos 71 anos, no dia 12 de setembro de 2003.
Formou os "Johnny Cash And The Tennessee Two" em 1955, com Marshall Granton, no baixo, e Luther Perkins, na guitarra. Em 1960 passaram a chamar-se "Johnny Cash And The Tennessee Three" com a entrada de W. S. Holland para a bateria. Em 1969, Bob Wootton substituiu Luther Perkins.
Êxitos como "Cry, Cry, Cry" (1955), o seu primeiro single, "Folsom Prison Blues" (1956), "I Walk The Line" (1956), "Guess Things Happen That Way" (1958), entre outros, depressa o tornaram numa das figuras mais relevantes da música country/pop norte-americana da década de 60. Chegou a ser o artista mais vendido em todo o mundo em finais da década de 60, ultrapassando mesmo os Beatles.

Capa de "Cash - the autobiography", um livro de Johnny Cash que, escrito com a colaboração de Patrick Carr, foi editado em 1997 pela Hardcover
O seu álbum de estreia, Johnny Cash With His Hot & Blue Guitar, foi lançado em 1957. Da extensa lista de álbuns de sucesso que gravou, destacam-se Ride This Train (1960), Ring Of Fire (1963), Johnny Cash Live At Folsom Prison (1968), Rockabilly Blues (1980), Johnny Cash Is Coming To Town (1987) e American Recordings (1994), entre outros. American Recordings contou com canções escritas por artistas tão distintos como Tom Waits, Leonard Cohen ou Kris Kristofferson. O primeiro single "Delia's Gone", acompanhado por um vídeo promocional em que surge a manequim internacional Kate Moss, introduziu o cantor na geração da MTV. Este trabalho proporcionou-lhe um prémio grammy para Melhor Álbum Contemporâneo de Folk.
Em 1996 editou Unchained, que incluiu versões de artistas como os Soundgarden ou Beck e teve como convidados Tom Petty And The Heartbreakers e Mick Fleetwood. Com este trabalho ganhou o prémio grammy para Melhor Álbum Country.
A carreira de Johnny Cash envolveu também colaborações frutuosas com outros nomes e até estilos musicais distintos da música country. Fez dueto com Bob Dylan em "Girl From The North Country" (1969). Em 1986 juntou-se a Jerry Lee Lewis, Carl Perkins e Roy Orbison para a gravação do álbum Class of 55' (Memphis Rock & Roll Homecoming). Participou no projeto "The Traveling Wilburys", em 1988, ao lado de Bob Dylan, George Harrison e Roy Orbison, entre outros. Em 1993 colaborou no álbum "Zooropa" dos U2 através do tema "The Wanderer".
Como ator participou em filmes como A Gunfight (1970), Pride of Jessee Hallam (1981), e Stagecoach (1986), e em séries televisivas como North and South (1985). Apresentou o "The Johnny Cash Show," entre 1969 e 1971. Produziu, co-escreveu e narrou o filme-documentário sobre a vida de Cristo, "The Gospel Road" (1973). Compôs bandas sonoras para filmes, tais como The True West, Little Fauss and Big Halsy, e Pride of Jesse Hallam, entre outros.
Em 1975, escreveu Man In Black, uma autobiografia, e, em 1986, Man In White, um romance sobre o apóstolo São Paulo. Em 1997 lançou CASH: The Autobiography.Em 1997, é-lhe diagnosticada a doença de Parkinson. Regressa aos álbuns de estúdio três anos mais tarde com American III: Solitary Man, dando continuidade ao seu aperfeiçoamento pelos temas do amor, da devoção e da solidão. O disco conta com a participação de Tom Petty, amigo de longa data de Cash, e de Sheryl Crow. Destaque ainda para as versões de "One" (U2) e "Solitary Man" (Neil Diamond). Seguiram-se algumas reedições de discos antigos e algumas coleções de êxitos. Além desses, merece uma referência a edição de At The Madison Square Garden (2002), registando um concerto de Cash em dezembro de 1969.
Em 2002, deu sequência à mesma forma do seu álbum anterior. O disco American IV: The Man Comes Around conta com uma produção minimalista de Rick Rubin, para as versões improváveis de Nine Inch Nails, Depeche Mode, The Beatles, Simon & Garfunkel e Sting. O disco só foi lançado na Europa no ano seguinte.
A esposa do cantor faleceu a 15 de maio de 2003 e, quatro meses mais tarde, aos 71 anos, morreu Johhny Cash.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Johnny Cash na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-12-10 08:51:39]. Disponível em
Outros artigos
ver+
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Johnny Cash na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-12-10 08:51:39]. Disponível em

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais