Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Konsalik
favoritos

Romancista alemão, Heinz Günter Konsalik nasceu a 28 de maio de 1921, na cidade de Colónia, e morreu a 2 de outubro de 1999, em  Satzburgo. 

Filho único do diretor de uma companhia de seguros, começou desde muito cedo a escrever, preenchendo já aos dez anos de idade os seus cadernos escolares com romances de aventuras do faroeste, e aos quinze passou a publicar contos em publicações periódicas locais.

Após ter concluído o ensino secundário, ingressou no curso de medicina da Universidade de Colónia e, depois da obtenção do seu diploma, seguiu Dramaturgia em Munique e Literaturas Germânicas na Universidade de Viena.

Com a deflagração da Segunda Guerra Mundial, Konsalik serviu no exército alemão com uma patente de oficial, encarregado de formular relatórios.
Destacado para a França e para a Frente Leste, foi ferido com gravidade algures no território soviético, vendo todo o seu trabalho recente ser confiscado pelas autoridades inimigas.

Finda a guerra, Konsalik regressou à Alemanha, onde começou a exercer as funções de editor do departamento de teatro na Liberator-Verlag.
Em 1951 foi nomeado redator-chefe da publicação Lustigen Illustrierten e, a partir do ano seguinte, passou a trabalhar como escritor independente.

Em 1956 publicou o seu primeiro grande romance de sucesso, com o título Der Arzt Von Stalingrad. Baseando-se nas experiências de guerra do próprio autor, a obra obteve um volume de vendas considerável, estebelecendo-o definitivamente como romancista.

Escritor prolífico, Konsalik escreveu em toda a sua vida mais de uma centena e meia de livros, alguns dos quais mereceram tradução em cerca de quarenta e dois idiomas, e dos quais se podem destacar, a título de exemplo, Liebesnächte in der Taiga (1966), Frauenbataillon (1981) e Hipnosearzt (1999).
 

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Konsalik na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$konsalik [visualizado em 2025-06-25 09:27:47].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac